Nota de Apresentação

Neste separador da página da paróquia do Divino Salvador de Vilar de Andorinho daremos espaço à FORMAÇÃO BÍBLICA. Como cristãos católicos devemos ter Fé Adulta. Depois da catequese infanto-juvenil – 1º ao 10ºano – do qual se dá notícia noutra parte da página da paróquia e que é concluída, habitualmente, com o Sacramento do Crisma, não é possível, como cristãos batizados, ficar com este nível de instrução bíblica e especialmente do NT (Novo Testamento).  Se não é habitual nem razoável, que aceitemos um quadro de formação educativa e profissional de apenas alguns anos, e, se pugnamos pelo crescimento da literacia até ao grau universitário e até mais longe, temos de compreender que o nosso crescimento na Fé tem de ser igualmente adulto e exigente. Sabemos que não acontece assim por norma. Mas é urgente que se pense de forma diferente e não fiquemos pelo conhecimento dos Evangelhos ao nível do infantil. Foi pensando nisso que, na paróquia de Vilar de Andorinho e desde o ano pastoral 2016/2017, foram disponibilizadas sessões de formação destinadas, essencialmente, à Pastoral Litúrgica e neste particular ao Ministério dos Leitores.

É chegado, agora, talvez já tardiamente, mas sempre em tempo e com o instrumento digital que é o site/página da paróquia ser ousado e deixar formação à distância para toda a comunidade eclesial.

É assim que, com regularidade, iremos preenchendo este separador com Formação Bíblica para uma Fé Adulta.

Até já.

OBS:

Toda a responsabilidade sobre os conteúdos da Formação Bíblica é da administração e gestão da página da Paróquia do Divino Salvador de Vilar de Andorinho;

Fontes consultadas em permanência:
Bíblia dos Capuchinhos;
Evangelhos e Salmos da CEP;
Tradução do AT e NT de Frederico Lourenço;
Página web dos Dehonianos;
Página web do Vaticano;
Página web da Diocese do Porto;
Catecismo da Igreja Católica.

Papa Francisco;
Papa Bento XVI;