Falando da Bíblia, Um Judeu Chamado Paulo, de Matthew Thiessen, é uma das obras que outra editora do grupo, a Temas e Debates, proporá em outubro para esta rentrée literária. Com o subtítulo O arauto do Messias para os gentios, o livro propõe-se “remediar” o fato de os debates acadêmicos sobre a relação de Paulo com o judaísmo, apesar de intensos, serem “pouco conhecidos do público”, como escreve Pamela Eisenbaum. Thiessen, explica esta professora na Illif School of Theology, defende nesta obra que Paulo permaneceu “plena e firmemente dentro do judaísmo” até à morte.
Não sendo a primeira vez que esta tese é defendida, Thiessen tem nesta obra um “argumento notável: argumenta que o melhor enquadramento para compreender o Paulo histórico reside no retrato que nos foi legado pelo autor do evangelho de Lucas e dos Atos dos Apóstolos”. E o jesuíta Francisco Martins, que publicou na mesma editora A Bíblia Tinha Mesmo Razão? – As histórias de Israel e o Israel da História, acrescenta que este livro “introduz os leitores a uma nova forma de entender o apóstolo dos gentios que é menos partidária nas suas premissas e mais rigorosa nas suas conclusões”.
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Paulo nunca deixou de ser judeu, mesmo depois de aderir a Cristo. Nem o judaísmo era uma religião da justificação pelas obras, nem Paulo era contra a Lei ou contra o judaísmo. Este fascinante livro de Matthew Thiessen introduz os leitores a uma nova forma de entender o apóstolo dos gentios que é menos partidária nas suas premissas e mais rigorosa nas suas conclusões.»
Francisco Martins, S.J.
«Escrupuloso na sua equidade para com o judaísmo e bastante útil ao corrigir as nocivas interpretações cristãs que o distorcem, este pequeno livro de leitura agradável e cativante consegue situar Paulo, o apóstolo cristão dos gentios, no seio do judaísmo em que foi formado e que nunca julgou ter abandonado por completo. Tanto cristãos como judeus têm muito a ganhar com esta leitura. Altamente recomendado!»
Jon D. Levenson, Universidade de Harvard
«O apóstolo Paulo talvez dispense apresentações. Poucas pessoas–porventura apenas o próprio Jesus – são tão amplamente conhecidas como o homem de Tarso. A sua forte reputação poderá impedir-nos de o ver com a devida clareza histórica ou teológica. Matthew Thiessen disponibiliza a estudantes e académicos um recurso inestimável: uma introdução acessível, mas inovadora, a um Paulo judeu, o arauto do Messias de Israel para as nações não judaicas.»
Rafael Rodríguez, Universidade Johnson
«Desde meados do século XX, os debates sobre a questão da relação de Paulo com o judaísmo têm sido intensos. No entanto, tais debates permanecem pouco conhecidos do público. Matthew Thiessen procura remediar essa situação neste livro e, na verdade, consegue-o fazer admiravelmente com uma prosa clara e convincente. Porém, o livro não é uma mera introdução aos debates sobre Paulo e o judaísmo. Thiessen não percorre de modo neutro as várias posições académicas. Em vez disso, defende com veemência que Paulo permaneceu plena e firmemente dentro do judaísmo, desde o nascimento até à morte.
É uma tese convincente que, sem dúvida, prenderá a atenção dos académicos mais conhecedores, enquanto proporcionará aos leitores não iniciados uma introdução clara a este importante debate.»
ISBN: 9789896448837
Edição/reimpressão: 10-2025
Editor: Temas e Debates
Idioma: português
Dimensões: 150 x 235 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 296
Preço: € 16.92
 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
			