«Sou ateu. Sou anticlerical. Sou um laicista militante, um racionalista obstinado, um ímpio inveterado. Mas aqui estou, viajando em direção à Mongólia com o velho vigário de Cristo na Terra, disposto a interrogá-lo acerca da ressurreição da carne e da vida eterna. Foi para isso que embarquei neste avião: para perguntar ao Papa Francisco se a minha mãe verá o meu pai depois da morte e para lhe levar a sua resposta. Eis um louco sem Deus perseguindo o louco de Deus até ao fim do mundo.»
Este é o brilhante início de um livro único que nunca pôde ser escrito, pois o Vaticano jamais abriu as suas portas de par em par a um escritor. Mas, além de singular, este é um livro de plenitude, em que o autor consegue transformar uma proposta invulgar numa história magistral: um thriller sobre o maior mistério da história da humanidade.
Com O Louco de Deus no Fim do Mundo, Javier Cercas regressa à sua linha mais pessoal, conseguindo relacionar as suas obsessões íntimas com uma das preocupações fundamentais da sociedade de hoje: o papel do espiritual e do transcendente na vida humana, o lugar nela ocupado pela religião e a ânsia de imortalidade.
OPINIÃO DOS LEITORES
*****
Notável
André Lamas Leite
Um dos melhores escritores espanhóis da atualidade, numa obra marcante, que tem por base a visita quase inusitada de Francisco à pequena comunidade católica da Mongólia, a partir da qual o autor questiona a sua até aí certeza sobre a ausência de fé na sua vida.
*****
Excelente
O louco da vida
História rica e culta, mantendo-se extremamente acessível e divertida. Escrita fabulosa. Um livro que nos lê à medida que o lemos.

Javier Cercas nasceu em Ibahernando, Cáceres, em 1962. Os seus livros foram traduzidos para mais de trinta línguas e obtiveram diversos prémios, de que destacamos: Prémio Nacional de Literatura, Prémio Cidade de Barcelona, Prémio Salambó, Prémio da Crítica do Chile, Prémio Llibreter, Prémio Qué Leer, Prémio Grinzane Cavour, Prémio The Independent Foreign Fiction, Prémio Arcebispo Juan de San Clemente, Prémio Cálamo, Prémio Mondello, Prémio Internacional Terenci Moix e The European Athens Prize for Literature. Em 2011 foi-lhe atribuído o Prémio Internacional do Salão do Livro de Turim pelo conjunto da sua obra.
Em junho de 2024, foi eleito para a Real Academia Espanhola, onde ocupa desde novembro desse ano a cadeira R. É autor de romances como Soldados de Salamina, As Leis da Fronteira (Prémio Literário Casino da Póvoa / Correntes d’Escritas 2016), O Impostor, O Monarca das Sombras e Terra Alta (Prémio Planeta 2019), que inicia a série composta também por Independência e O Castelo do Barba-Azul. O Louco de Deus no Fim do Mundo é o seu mais recente livro.
O louco de Deus no fim do mundo – Javier Cercas – excerto (PDF)
Editor Porto Editora
Data de lançamento outubro 2025
EAN 9789720056832
ISBN 9789720056832
Dimensões 15 x 23,5 cm
Nº Páginas 444
Encadernação Capa mole
Preço € 19.80