Convite à participação no caminho sinodal 2021/2023

Sínodo 2021/2023 em Vilar de Andorinho

Guião de trabalho dos grupos paroquiais

No início deste ano pastoral, o Papa Francisco abriu formalmente o Sínodo dos Bispos “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, que desde o Domingo de 17 de outubro decorre em cada diocese do mundo. Por isso, a nossa Comunidade de Vilar de Andorinho é chamada a participar e caminhar com toda a Igreja na preparação deste Sínodo histórico, respondendo ao apelo do Papa Francisco e do nosso Bispo, D. Manuel Linda.

Após os primeiros três encontros preparatórios de reflexão e aprofundamento sobre o Sínodo, solicitamos agora a todos os grupos paroquiais a resposta a duas perguntas de consulta sobre o Sínodo:

Anunciando o Evangelho, uma Igreja sinodal “caminha em conjunto”:

1. Como é que este “caminhar juntos” se realiza hoje na nossa Igreja (paróquia/diocese)?
  2. Que passos o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”?

As sínteses das respostas de cada grupo deverão ser respondidas em formulário “Google Forms” até 21 de março. Pedimos atenção às seguintes recomendações:

• É importante que cada grupo encontre a forma mais simples e expedita de reunir as respostas individuais dos seus membros, e a partir delas preencher a síntese no formulário
  • As respostas devem ser claras, sucintas, a incluir, de preferência, propostas de cariz prático e concreto. Este caminhar juntos em Igreja é uma realidade viva e quotidiana, e por isso faz-se de gestos, atitudes, dinâmicas ou iniciativas que nos aproximam como irmãos em Jesus Cristo.
  • Na elaboração das respostas de síntese que se procure integrar o mais possível o contributo único e pessoal de cada membro do grupo
  • Deve-se cumprir o prazo de entrega do formulário preenchido (até 21 de março), pois é necessário que sejam apresentadas como objeto de análise e leitura já para o próximo encontro Nº 6, no dia 2 de abril.

É fundamental que cada resposta seja o fruto de uma reflexão pessoal e comprometida com o espirito de comunhão e serviço que a todos nos anima. Para tal, recomenda-se a consulta dos anexos já disponíveis no site da paróquia, nomeadamente o Vade-Mécum (anexo 2): https://paroquiavilarandorinho.pt/2021/10/19/sinodo/

“para que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em mim e Eu em ti; para que assim eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu me enviaste.” Jo 17,11

Link dos questionários:

https://forms.gle/r7nPmgnQTUVYdK1z7 – Para os grupos paroquiais

Sínodo 2021/2023 em Vilar de Andorinho

Guião de trabalho como membro da comunidade paroquial, ou simpatizante

Contamos também com a sua participação, seja como membro da comunidade paroquial, ou simpatizante, na resposta a duas questões principais:

Anunciando o Evangelho, uma Igreja sinodal “caminha em conjunto”:

Pode-nos enviar as suas respostas no formulário “Google Forms” em anexo até 21 de março. Se quiser, para responder mais adequadamente às questões pode consultar os anexos já disponíveis no site da paróquia, nomeadamente o Vade-Mécum (anexo 2) aqui

(link: https://paroquiavilarandorinho.pt/2021/10/19/sinodo/ )

para que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em mim e Eu em ti; para que

assim eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu me enviaste.” Jo 17,11