O Relatório do Conselho de Fábrica da Igreja do ano de 1966 consagrava a aquisição, por herança de D. Francisca Pereira Tavares de uma mata em terras de Balteiro, no qual foi construída uma capela – a Capela de Nossa Senhora Mãe dos Cristãos na designação atual – para servir o povo da paróquia e especialmente daquele lugar e redondezas.

Foi benzida a 19 de agosto de 1967 a primeira pedra da Capela.

Em 30 de abril de 1994, a Comissão da Capela de Balteiro, representada pelo pároco Padre Floro Dias Alves, outorgou ao consórcio de empresas Soares da Costa S.A., Teixeira Duarte – Engenharia e Construções S.A. e Monte & Monte S.A., um contrato de arrendamento de uma faixa de terreno com a área aproximada de 17 450m2, por 20 meses, prorrogáveis, não podendo, contudo, ultrapassar o tempo de empreitada da construção do IP1- acessos, à Ponte do Freixo, na margem esquerda. O arrendamento foi feito mediante o pagamento de 160 000,00 Escudos/mensais, pagos no final de cada mês de ocupação, mediante recibo.

De julho de 1994 a outubro de 1998 o consórcio fez donativos para as obras da capela de Balteiro na correspondência das rendas contratadas.

A capela de Balteiro – conhecida por Capela de Nossa Senhora Mãe dos Cristãos – foi a segunda capela pública a ser construída em terras de Vilar de Andorinho. Inaugurada nos princípios da década de 1970, exterioriza umas linhas singelas, mas apresenta umas bem mais trabalhadas no seu interior.