O que é um Diácono

Diakonia é a palavra grega que define a função dos diáconos. Esta palavra significa serviço, e é de tanta importância para a Igreja, que é conferida através do sacramento da Ordem.

O sacramento da Ordem compreende três graus: o bispado, o presbiterado e o diaconado.

A ordem do diaconado foi estabelecida nos primeiros tempos da Igreja, pelos Apóstolos, tal como é testemunhado no Livro dos Actos dos Apóstolos:

Naqueles dias, como crescesse o número dos discípulos, houve queixas dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas teriam sido negligenciadas na distribuição diária. Por isso, os Doze convocaram uma reunião dos discípulos e disseram: Não é razoável que abandonemos a palavra de Deus, para administrar. Portanto, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarregaremos este ofício. Nós atenderemos sem cessar à oração e ao ministério da palavra. Este parecer agradou a toda a reunião. Escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. Apresentaram-nos aos apóstolos, e estes, orando, impuseram-lhes as mãos.” (Atos 6, 1-6)

Segundo o Catecismo da Igreja Católica (n. 1554) a ordem do diaconado destina-se a ajudar e a servir os bispos e presbíteros.

Os diáconos participam de modo especial na missão e na graça de Cristo.

O sacramento da Ordem marca-os com um selo (‘carácter’) que ninguém pode fazer desaparecer e que os configura com Cristo, que se fez ‘diácono‘, isto é, o servo de todos. Entre outros serviços, pertence aos diáconos assistir o bispo e os sacerdotes na celebração dos divinos mistérios, sobretudo da Eucaristia, distribuí-la, assistir ao Matrimónio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir aos funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade.” (Catecismo da Igreja Católica, 1570)

Um diácono pode baptizar, abençoar matrimónios, levar a comunhão aos enfermos , presidir a funerais, celebrar a Liturgia da Palavra, pregar, evangelizar e catequizar.

Porém, não pode, ao contrário do sacerdote, celebrar o sacramento da Eucaristia, confessar ou administrar a Unção aos enfermos.

Outra diferença entre diáconos e sacerdotes, é que enquanto os sacerdotes vivem como celibatários, os diáconos podem ser casados.

O espírito de serviço à Igreja e à comunidade é transmitido pela Dalmática; uma espécie de avental usado pelo diácono, durante as celebrações litúrgicas.

Diácono é assim alguém que, investido e fortalecido pelo sacramento da Ordem, se dedica a ajudar a Igreja na vida litúrgica, pastoral, nas obras sociais e caritativas.

Lourenço foi um dos primeiros diáconos de Roma. Viveu no séc III mas continua a dar-nos um exemplo de serviço e amor sem limites, aos outros e à Igreja.

É um grande orgulho e ao mesmo tempo uma enorme responsabilidade, servir a Igreja em Vilar de Andorinho onde uma Capela dedicada a tão grande Santo, na sua pequenez e simplicidade me apontam todos os dias a humildade e a dedicação que este serviço exige.

Assim Deus me permita caminhar convosco sempre como servo, em verdade e sem aspirar a mais que apenas “servir o Senhor com alegria”!

Informações/ Contactos

Diácono Permanente: