«Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura» (Mc 16,15)
« Recebereis uma força, a do Espírito Santo que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas… até os confins da terra » (At 1,8).

A Igreja existe para evangelizar.
A catequese faz parte da missão evangelizadora da Igreja.

Assim, mais do que um processo de aprendizagem, a catequese pretende que a criança/ jovem realize um verdadeiro encontro com Jesus, e que desse encontro renasça para uma vida nova iluminada pelos Seus ensinamentos e pelos Seus exemplos de vida.
Uma verdadeira adesão a um projecto de vida diferente, uma adesão total a Cristo, o verdadeiro Catequista e Mestre.

Assim são tarefas fundamentais da Catequese:
– Favorecer o conhecimento da fé
– Educar para liturgia
– Formação moral
– Ensinar a rezar
– Educar para a vida comunitária
– Preparar para a missão

Os pais são os primeiros catequistas dos seus filhos. A igreja através dos catequistas ajuda os pais nesta importante missão.
A ambos é pedido o exemplo e o testemunho, como o pastor que vai à frente do seu rebanho.

No entanto sabemos que apesar de todo o cuidado e esforço, que a Igreja coloque nesta missão, (…) “  a eficácia da catequese é e será sempre um dom de Deus, mediante a obra do Espírito do Pai e do Filho. Esta total dependência da catequese, da intervenção de Deus, é ensinada pelo apóstolo Paulo aos Coríntios, quando lhes recorda: « Eu plantei; Apolo regou; mas era Deus quem fazia crescer. Assim, pois, aquele que planta nada é; aquele que rega nada é; mas importa tão somente Deus, que dá o crescimento» (1 Cor 3,6-7).. (Diretorio Geral para a Catequese 1997)