Hoje, Domingo de Pentecostes, de que já falei na crónica anterior, desejo reproduzir uma bela declaração que uns atribuem ao Patriarca Atenágoras (1886-1972) e outros, ao Patriarca Inácio Hazim, IV de Antioquia (1920-2012), observador no Concílio Vaticano II. É esta a declaração: Sem o Espírito Santo, Deus está longe; Cristo permanece no passado; o Evangelho é letra morta; a Igreja, uma simples organização; a autoridade, despotismo; a missão, propaganda; o culto uma evocação; e a vida cristã, uma moral de escravos. Mas no Espírito Santo o cosmos fica elevado e geme na gestação do Reino; o ser humano luta contra a carne; Cristo ressuscitado está presente, o Evangelho é poder de vida, a Igreja é ícone da comunhão trinitária; a autoridade, um serviço libertador; a missão, um novo Pentecostes; a liturgia é memorial e antecipação; e toda a vida cristã fica deificada.

Frei Bento Domingues – Público 05.06.2022