Reconciliação ou Confissão

Reconciliar é voltar a conciliar, fazer a união do que estava separado. A mensagem fundamental de Cristo foi a reconciliação com Deus, a conversão e o perdão. E também foi este o conteúdo básico, desde o princípio, da evangelização por parte da Igreja. A comunidade cristã, reconciliada, é encarregue de realizar o mistério da reconciliação: «Tudo isto vem de Deus, que nos reconciliou consigo por meio de Cristo e nos confiou a palavra da reconciliação. […] Nós somos, portanto, embaixadores de Cristo; é Deus quem vos exorta por nosso intermédio. Nós vos pedimos em nome de Cristo: reconciliai-vos com Deus» (2Cor 5,18-20).

O sacramento da Reconciliação ou da Penitência foi dado por Cristo à sua Igreja para que reconcilie o cristão pecador com Deus e com a própria comunidade: duas dimensões que não se podem separar. A introdução do Ritual «Ordo Penitentiæ» (Celebração da Penitência) é a melhor apresentação do que é o processo desta reconciliação. Na fórmula da absolvição, as primeiras palavras que o presidente pronuncia são: «Deus, Pai de misericórdia, que, pela morte e ressurreição de seu Filho, reconciliou o mundo consigo…».

Na história, sobretudo na Liturgia Romana, desde o século IV, que já se celebrava a reconciliação dos penitentes, em Quinta-Feira Santa, preparando assim a celebração próxima da Páscoa. O bispo, com uma oração solene, restabelecia na comunhão da Igreja todos os que tinham percorrido o caminho penitencial. Esta celebração de Quinta-Feira Santa (na Liturgia Hispânica, a celebração era distinta, e fazia–se em Sexta-Feira Santa) continuou no Rito Romano, muito depois de se ter mudado o sistema antigo, rígido e irrepetível, da penitência comunitária. Até ao século XIX, nesta Missa de reconciliação, dava-se uma «absolvição» a todos os fiéis, mas não se considerava uma absolvição sacramental, mas uma oração e bênção sobre todos. Em 1974, Paulo VI publicou duas Orações Eucarísticas sobre a Reconciliação, preparando o Ano Santo da Reconciliação de 1975. Nelas, dá-se graças a Deus pelos diversos aspectos da reconciliação. A primeira tem como título «A reconciliação como retorno ao Pai», e a segunda, «A reconciliação com Deus, fundamento da concórdia humana».

Fonte – José Aldazábal – Secretariado Nacional da Liturgia

perdão e a reconciliação são sinais de amor!

Antes do PECADO está sempre o AMOR.

Deus é Amor e como é de amor que se trata quando nos referimos ao perdão dos pecados, acontece o mesmo quando ferimos o Amor de Deus. É verdade que Deus nos perdoa sempre que desejamos o seu perdão; é verdade que Ele não tem necessidade de passar por um homem para nos perdoar… somos nós que temos necessidade dum gesto concreto, duma palavra pronunciada pelo ministro da Igreja que nos restaure na alegria e na confiança reencontrada. Este gesto, esta palavra, é o sacramento da reconciliação (ou da penitência, ou do perdão dos pecados, ou a confissão, segundo as palavras que se escolhem).

Em que consiste o Sacramento da Reconciliação ou Confissão?

Sacramento da Reconciliação, ou confissão, é constituído pelo conjunto de três atos da parte do penitente e pela absolvição por parte do sacerdote. Os atos do penitente são:

• O arrependimento dos pecados, ou CONTRIÇÃO;
  • A CONFISSÃO ou acusação dos pecados ao sacerdote;
  • O propósito de cumprir a penitência e as obras de REPARAÇÃO.

Só os sacerdotes que receberam da autoridade da Igreja a faculdade de absolver, podem perdoar os pecados em nome de Cristo (cf. Catecismo da Igreja católica, 1491-1495).

Habitualmente, na Paróquia de Vilar de Andorinho, o Pároco está regularmente disponível no seu horário de atendimento (ver informação na secretaria paroquial) para o sacramento da reconciliação.

Todos os anos, por altura do Advento e da Quaresma, são propostas as celebrações comunitárias da reconciliação, oportunidade para escutarmos a Palavra de Deus, revermos a nossa vida e recorrer à absolvição sacramental (normalmente estão nestas celebrações os sacerdotes das paróquias vizinhas).

Para obter mais informações acerca do sacramento da Reconciliação por favor contacte a Secretaria Paroquial