Na paróquia do Divino Salvador de Vilar de Andorinho existem atualmente 5 centros de celebração, mas, somente em 3, – Matriz, Igreja da Sagrada Família (Vila d’Este) e Capela de Nossa Senhora Mãe dos Cristãos (Balteiro) – as celebrações litúrgicas são acompanhadas por grupos corais residentes.

São aproximadamente 60 os elementos que compõem esses grupos. São, na sua maioria, pessoas idosas.

Cada centro de celebração procura fazer os seus ensaios conforme a disponibilidade das pessoas que dirigem os respetivos grupos.

Na maioria das vezes, esses ensaios são feitos um pouco antes das celebrações eucarísticas.

Sempre tem sido preocupação dos responsáveis cativar novos elementos, principalmente, elementos mais jovens, quer para cantar quer para tocar. Todavia, como noutras áreas da Pastoral Litúrgica, não é fácil contar com disponibilidades…

O grupo coral da Igreja Matriz, anima a Eucaristia das 09h00 de domingo, orientado/dirigido pelo Sr. Soares. O ensaio semanal é às segunda feiras.

O grupo coral da Capela de Nossa Senhora Mãe dos Cristãos (Balteiro), é orientado/dirigido pela Ana Margarida que anima a Eucaristia das 11h00 de domingo. Os ensaios são feitos com alguma regularidade, mas de forma mais intensa e programada no início de cada tempo litúrgico (advento, quaresma, tempo comum).

O grupo coral da Igreja da Sagrada Família (Vila D’Este), é orientado/dirigido pelo Ricardo que anima a Eucaristia das 19h de sábado. O ensaio é feito antes das celebrações.

Em momentos especiais para a paróquia como sejam: abertura do na pastoral, natal, tríduo pascal, páscoa, algumas festas da catequese, festa do Divino Salvador, etc. os grupos juntam-se para animar as referidas celebrações num coletivo de vozes e instrumentos.

Existe ainda na paróquia o grupo GJB (Grupo Jovens Balteiro) que animava algumas procissões e/ou Eucaristias (domingo de Ramos, via sacra, etc.). Vive atualmente um período sabático.