A construção da Igreja da Sagrada Família, na paróquia do Divino Salvador de Vilar de Andorinho, foi sonhada e desejada pelo Padre Floro Dias Alves desde que nasceu a Urbanização de Vila d’ Este. O sonho demorou mais de 2 décadas a realizar-se.

A 19 de fevereiro de 2006 começou a ver-se a luz ao fundo do túnel. Nesse dia foi celebrada entre o Município de Vila Nova de Gaia, representado pelo seu presidente à data, Dr., Luís Filipe Meneses e a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Vilar de Andorinho, representada pelo Padre Albino José Gonçalves Reis, a escritura de cedência gratuita em regime de direito de superfície de um terreno com a área de 3.4665 m2, sito na Quinta do Monte Grande.

A primeira pedra foi benzida pelo bispo do Porto, D. Manuel Clemente, no dia 18 de outubro de 2008,

As obras de construção estiveram a cargo de J. Gomes- Sociedade de Construções do Cávado, S.A. e tiveram início em novembro de 2008.

Em 22 de Abril de 2012 a Igreja foi benzida por D. Manuel Clemente à data bispo da Diocese do Porto. Foi dedicada à Sagrada Família e está aberta aos cristãos e sociedade civil desde essa data.

Margarida Santos é a autora das esculturas em bronze de Cristo em ascensão, Sagrada Família e Via- Sacra. Joaquim Oliveira é o autor do vitral da fuga para o Egito.

Coordenadas GPS:

Recolha livre em São Salvador de Vilar de Andorinho – Notas Monográficas – de Francisco Barbosa da Costa e Paulo Costa, edição da JFVAndorinho, 2013