As exéquias são a série de ritos e orações com que a comunidade cristã acompanha os seus defuntos e os “encomenda” à bondade de Deus. Os cristãos, ao princípio, imitaram os usos dos judeus e dos vários povos. A primeira menção às exéquias temo-la à volta do protomártir Estêvão: «homens piedosos sepultaram Estêvão e fizeram por ele grandes lamentações» (Act 8,2). Mas a novidade era a esperança pascal, desde que Jesus Cristo iluminou o mistério da morte com a sua própria experiência: «não vos [contristeis] como os outros, que não têm esperança. Se acreditamos que Jesus morreu e ressuscitou, do mesmo modo, Deus levará com Jesus os que em Jesus tiverem morrido» (1Ts 4,13-14).

A paróquia de Vilar de Andorinho dispõe de duas capelas mortuárias que estão ao serviço de toda a comunidade. Uma junto á Igreja Matriz. Outra junto à Capela de Nossa Senhora Mãe dos Cristãos em Balteiro.

Nos dias e horas acordados com a família, serão realizadas as exéquias com missa ou celebração da Palavra. Casos há em que o cadáver será sepultado no Cemitério Paroquial de Vilar, sendo o féretro acompanhado pelo pároco ou pelo Diácono até à sepultura definitiva.

Habitualmente são as agências funerárias que fazem a ponte entre a paróquia e os familiares dos defuntos.