“Estava doente e visitaste-me…” (Mateus 25, 36)

O Papa João Paulo II, quis oferecer ao mundo um documento notável sobre o sofrimento humano, na sequência da sua doença motivada pela tentativa de assassínio de que foi vítima, a 13 de Maio de 1980. Escreveu a Encíclica Salvifici Doloris, assinada a 11 de Fevereiro de 1984, que constitui a carta magna de uma pastoral diferente: a Pastoral da Saúde.

Se é certo que “o sofrimento humano suscita compaixão, inspira também respeito e, a seu modo, intimida” – diz o Papa.

É por isso que se torna urgente reflectir sobre o mundo do sofrimento e encontrar os caminhos para superá-lo e descobrir para ele um sentido mais profundo.

A Encíclica termina com uma interpretação maravilhosa da parábola do Bom Samaritano em que este estrangeiro faz tudo para dar saúde e mais qualidade de vida ao homem caído na estrada de Jericó. (Lc.10. 25-37)

Certo samaritano em viagem, encontrou um homem caído na berma da estrada,meio morto, Chegou perto dele, viu-o e moveu-se de compaixão. Aproximou-se, cuidou as suas chagas… depois colocou-o no seu animal, conduziu-o à hospedaria e cuidou dele.(cfr. Lc. 10, 29-34)

É nesta circunstância de um ser fragilizado, com que nos deparamos cada dia, que devemos aproximar-nos com amor e compaixão. Não como alguém que vem trazer a cura, mas aquele que está presente e age segundo a necessidade de quem sofre.
Não para fazer o bem, senão atender o outro naquilo que ele precisa. É viver a gratuidade aproximar-se, ver, estar, estar em silêncio. Escutar e não dizer nada, estar presente. É estar em sintonia e ser reflexo do Infinito, que está presente no mais profundo do ser humano, para que este encontre o sentido da vida, vida em plenitude.

A Pastoral da Saúde é a ação organizada da Igreja, através da qual se torna presente, aqui e agora a ação salvífica de Cristo. Então, em Jesus Cristo todo o sofrimento é vencido pelo amor, e esta ação salvífica de Deus opera-se pelo dar mais saúde a cada pessoa na circunstância concreta em que está a viver.

Na nossa Paróquia, a preocupação com os doentes encontrava resposta na acção pastoral do Apostolado de Oração e dos Vicentinos.

Com a chegada do Padre Albino e a sua nomeação como Capelão do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia|Espinho, ao mesmo tempo que a Paróquia acolhia também as Irmãzinhas da Assunção, cujo Carisma é a família, e esta quando é atingida pela doença, esta preocupação aumentou e o desejo de lhe dar uma resposta mais articulada e eficiente foi-se tornando realidade.

Em 2006, lança-se o desafio á comunidade de criar uma Pastoral da Saúde. O Voluntariado era um tema muito actual; incentivá-lo e promove-lo como dom de Deus dado à Igreja, onde a evangelização é tarefa de todos levou a que um bom grupo de pessoas respondesse a esse desafio, “com a maior generosidade, dispondo-se a dar algum do seu tempo à presença e ajuda psicológica, social e espiritual aos doentes, sob a orientação da Comunidade em que estão inseridos e com um programa a realizar.” (Pe. Víctor Feytor Pinto)

A 11 de Fevereiro de 2006 teve lugar o 1º Encontro com os 23 paroquianos inscritos para a formação da Equipa de Pastoral da Saúde, (alguns deles Ministros Extraordinários da Comunhão), alargando a sua ação à Capelania do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia|Espinho, cuja coordenação está a cargo do nosso pároco, com a colaboração da Irmã Maria Luísa.

A partir daí, a cada ano, no terceiro Domingo de Maio, vem-se realizando o Dia Paroquial do Doente, com um número crescente de participação, de colaboração e entreajuda, com um programa que inclui a Celebração da Eucaristia, a administração do Sacramento da Unção dos Doentes e um momento de lanche e convívio que conta sempre com a animação do Rancho Folclórico da Paróquia do Divino Salvador de Vilar de Andorinho e do Rancho Folclórico da APPACDM.

A Pastoral da Saúde repete, assim. a atitude do bom Samaritano: ver, ter compaixão, aproximar-se e servir aquele que sofre, vendo nele a pessoa do próprio Cristo, que disse: “Estava doente e visitaste-me…”.

Objetivo geral
Dar apoio espiritual e religioso aos doentes da Paróquia de Vilar de Andorinho.
Esta actividade foi alargada ao âmbito da Capelania do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia|Espinho.

• Realizar a Missão da Igreja indo ao encontro dos doentes e seus familiares.
  • Testemunhar o amor de Deus e a compaixão evangélica.
  • Trabalhar em colaboração com os grupos afins já existentes.
  • Tornar acessível aos doentes os Sacramentos da Reconciliação, Comunhão e Unção dos Doentes.
  • Despertar toda a Comunidade Paroquial para esta missão.

Meios

• Coordenar o trabalho em três zonas, Vilar, Balteiro e Vila d´Este;
  • Realizar Encontros periódicos, (3 por ano), de programação e avaliação;
  • Realizar Encontros alternados de partilha em pequenos grupos e avaliar as situações a priorizar;
  • Visitar imediatamente o doente desde a primeira solicitação;
  • Acompanhar sempre os novos Voluntários na 1ª visita;
  • Realiza anualmente o “DIA PAROQUIAL DO DOENTE”.

• Conferência de São Vicente Paulo e Apostolado de Oração
    Indicação de doentes que acompanham e apoio para a organização do Dia Paroquial do Doente.
  • Escuteiros
    Visita aos doentes no Natal e transporte e acompanhamento dos doentes por ocasião do Dia Paroquial do Doente.
  • Junta de freguesia
    Cedência de transporte no Dia Paroquial do Doente.