FAMÍLIA VICENTINA

DE VILAR DE ANDORINHO 

“Ajudai-me, Senhor, a ser fiel administrador dos Vossos dons,
não visando bens materiais e promoção pessoal,
mas unicamente a Vossa glória e o bem dos necessitados.”

Apresentação
A Sociedade de São Vicente de Paulo é uma organização Católica internacional de leigos, fundada em Paris, França, no ano de 1833, por António Frederico Ozanam e alguns companheiros.
A Família Vicentina de Vilar de Andorinho, Divino Salvador, foi fundada no ano de 1955 pelo Padre  Joaquim Faria, para acompanhar  as muitas famílias carenciadas que viviam então na nossa Paróquia.
Entre os primeiros membros contam-se: Joaquim Costa Gomes, Júlio Silva, José Teixeira, José Correia, Glória Cunha (Glorinha), Júlia Costa, Luzia Costa,  Aurora Guedes (Aurorinha), Glória de Castro (Glorinha), Angelina tavares, Adelina Martins e Irene Ferreira (Ireninha) – a única que ainda está viva e continua a fazer parte activa do Grupo. Impõe-se recordar também, apesar de mais recente, o José Américo que foi, durante muitos anos, Presidente da Conferência. Todos e todas deram continuidade a esta obra formando uma equipa muito preocupada no bem-estar dos seus irmãos mais debilitados.
Hoje, somos oito vicentinos – Serafim Meira (presidente), Rosa Magalhães (vice-presidente), Cristina Moreira (secretária), Luís Moreira (tesoureiro), Irene Ferreira, Maria Cecília de Jesus, Carminda Teixeira e Pilar Moreira  – mantendo acesa a chama da nossa missão e mostrando que a caridade será para todos um simples dever de se tornar um vicentino.

Atividades
A Conferência Vicentina de Vilar de Andorinho reúne-se mensalmente no 3º sábado.
Depois de feita a Oração a São Vicente de Paulo, o Tesoureiro comunica o estado da caixa, discriminado a receita e comprovando a despesa, previamente aprovadas em reunião.
Segue-se a preparação das visitas ao domicilio levando às famílias bens alimentares e medicamentos, tentando sempre acompanha-las com humildade e zelo.
Renovamo-nos sem cessar e adaptamo-nos às condições de mudança vividas nos dias de hoje, abrindo o coração a quem nos procura. Cuidamos da nossa comunidade mais necessitada dando a todos condições para que possam viver com dignidade.

Objetivos
Levar cada um e cada uma a pensar nesta obra, para reconhecer que a caridade será para todos um simples dever de se tornar Vicentino(a) ou benfeitor(a).
Este comportamento é algo fundamental para manter viva a chama da nossa missão e, acima de tudo, fortalecer o trabalho sócio-espiritual que realizamos.

Convite
Esta Conferência vive da boa vontade dos seus benfeitores! Ligue-se a esta causa e seremos mais fortes.