Funcionamento e informações úteis

O Ministério dos Leitores na paróquia do Divino Salvador de Vilar de Andorinho está atribuido a cristãos leigos que, por convite do pároco, constituem um conjunto de colaboradores para o serviço de proclamadores da Palavra, nas celebrações da Palavra, no diversos centros de celebração eclesial.

Há 3 equipas que são escaladas em função da residência e próximidade dos centros de celebração eclesial (vulgo centros de celebração)
Equipa da Matriz;
Equipa da Igreja da Sagrada Familia (Vila d’Este)
Equipa da Capela de Nossa Senhora Mãe dos Cristãsos (Balteiro)

Ser leitor, implica várias valências sem que isso colida com a missão de serviço que sempre deve estar presente, tais como:

– disponibilidade;
            – humildade;
            – voz – timbre, velocidade de leitura, postura no ambão;
            – conhecimento do que se vai ler e que deve ser preparado;
            – Conhecimento do conteúdo evangélico do que se vai ler;
            – Etc….

Para realizar este objectivos, estão a funcionar desde 2016 sessões regulares de formação (cultural, evangélica e técnica).

Os diversos leitores da semana são convocados para reunião na semana anterior ao fim de semana. Nesta reunião são considerados 3 momentos:

– Enquadramento da mensagem e do quadro histórico/narrativo das diversas leituras;
            – Trabalho sobre dificuldades de palavras, expressões e discurso;
            – Leitura em voz alta dos leitores convocados e presentes.

Por razões óbvias – pandemia COVID-19 – estas reuniões estão suspensas desde março pelo menos até ao final do ano pastoral.

Entretanto e desde há muito tempo:

1. Os leitores escalados para cada fim de semana, são alertados por SMS do serviço escalado;
  2. São enviados por email/correio postal, as leituras atribuidas a cada leitor.
  3. Foi criado um email especifico por ano pastoral e que permite a difusão de conteúdos formativos e informativos. Para o ano pastoral 2019-2020 devem contactar: leitorespdsva19.20@gmail.com

Outros contactos úteis:
Pe Albino Reis: 919 557 788
Secretaria: 227 820 421

Coordenadores por centro de celebração eclesial (vulgo Centros de Celebração):
Matriz:
Luisa Geada: Telemóvel 917 645 323