Ministros Extraordinários da Comunhão

O grupo dos Ministros Extraordinários da Comunhão (MEC) da Paróquia do Divino Salvador de Vilar de Andorinho é constituído por dezoito pessoas, que exercem o seu ministério nos três centros de celebração – Igreja Matriz, Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Cristãos e Igreja da Sagrada Família. Tem como representante a Ana Maria Costa Teixeira Sousa

Cada MEC realiza o seu ministério com profundo espírito de entrega e de compromisso, valores que prevalecem no seu dia-a-dia e no trabalho a nível paroquial ou diocesano bem como na participação em ações de formação que ao longo de cada ano são promovidas.

A atividade dos MEC não se reduz no serviço durante as eucaristias com a distribuição da comunhão aos fiéis que nelas participam, mas também no acompanhamento das famílias enlutadas, pela oração dos defuntos, durante o velório e nas visitas aos doentes.

De facto, estes são a razão do nosso ministério. A nossa missão é ir visitá-los, não fazendo uma “visita de médico”, mas demorando junto deles o tempo que for necessário, oferecendo-lhes a nossa companhia em tantos momentos de solidão que vivem, escutando-os e dando-lhes palavras de ânimo e de conforto para que suportem melhor as adversidades a que estão sujeitos. Momento alto da visita é a entrega da comunhão para que sintam que têm junto de si um apoio divino.

Alguns MEC colaboram também com o Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia|Espinho que é coordenado pelo nosso pároco.