A Capela de Nossa Senhora da Paz na Serpente, que serve os lugares da Serpente, da Rechousa e do Alto das Torres, foi a terceira capela pública a surgir na paróquia de Vilar de Andorinho.

Ainda na Serpente encontramos uma capela particular na Quinta da Madre de Deus. É detentora de um belo retábulo maneirista onde figura o conjunto da Santa Família.

A Capela de Nossa Senhora da Paz está situada num terreno que faz parte da matriz rústica nº 1 de Canelas com frente para a antiga Estrada Nacional nº 1, no lugar da Rechousa, em Canelas, mas, de facto, está situada no lugar da Serpente, na freguesia de Vilar de Andorinho.

Nascida da necessidade pastoral de assistir as populações da Rechousa, Serpente e Alto das Torres, foi construída a partir de um projeto do arquiteto António José de Brito e Cunha

Possui uma bela imagem de Cristo Crucificado de autoria da escultora canelense Margarida Santos.

A primeira pedra foi benzida em 10 de maio de 1970, por D. António Ferreira Gomes, ilustre bispo do Porto. Tendo sido celebrada a primeira missa em 29 de abril de 1973.

Atualmente a sua gestão apostólica pertence a duas paróquias: Vilar de Andorinho e Canelas. Por razões geográficas associadas ao Povo de Deus que serve é Centro de Celebração de Canelas e só, esporadicamente, o pároco de Vilar de Andorinho lá celebra.

Recolha livre em São Salvador de Vilar de Andorinho – Notas Monográficas – de Francisco Barbosa da Costa e Paulo Costa, edição da JFVAndorinho, 2013