Pastoral do Batismo

Esta é uma das atividades da paróquia que foi entregue a leigos e tem por objetivo: acolher, preparar e concretizar o sacramento do Batismo.

A equipa inicial era constituída por dois casais que se encontravam comprometidos e disponíveis para abraçar este este serviço e colaborar com o pároco. Considerada insuficiente, foi acrescentado mais um casal bem como a participação e colaboração assídua da Irmã Natália, consagrada e que pertence às Irmãzinhas da Assunção que residem, em comunidade, na nossa paróquia.

Pelo objetivo número um, acolher, pretende-se, num primeiro momento, conhecer um pouco sobre aqueles que pedem o Batismo, tanto pais como padrinhos e se estes obedecem às condições canónicas emanadas pela Conferência Episcopal e às particulares emanadas pelo bispo titular da diocese. Este momento é muito importante e delicado, pois permite, num contacto inicial, avaliar os objetivos para pedir o Batismo. Este não é um momento fácil, visto que implica um abrir do coração, romper amarras e provoca, por vezes, alguma tensão, até se perceber o que realmente se pretende que não é um intrometer-se na vida privada da família e dos candidatos a padrinhos.

No segundo objetivo, preparar, acontece a reunião obrigatória com a presença dos pais e padrinhos. Não é uma palestra, nem um sermão, é um momento privilegiado para se perceber como, quando e onde aconteceu o Primeiro Batismo. É o momento de perceber que este sacramento é mais do que uma apresentação, é mais do que uma bênção, é mais do que um evento social. Este é o sacramento do Novo Nascimento, é o sacramento que franqueia a porta de entrada nesta Igreja de Cristo. Ele é a cabeça, nós somos o corpo. É a entrada nesta Igreja desejada pelo Pai, aberta pelo Filho e soprada pelo Espírito do Amor que não cessa de nos agitar. É o momento de perceber que é o primeiro, é o que abre/inicia, mas… continua na família, na catequese e na frequência de todos os outros.

O terceiro objetivo, concretizar, é presidido pelo sacerdote ou pelo diácono e acontece o Batismo propriamente dito. Aqui percebe-se todo o rito, visto que este foi previamente preparado no segundo momento: a luz, a veste branca, os óleos, a água, o sinal da cruz.

Este momento é o da festa do novo nascimento, é o momento da “morte do homem velho” e pecador e do surgir do “homem novo”, revestido de Cristo, pelo Espírito Santo. É a festa do nascer de novo, tal como Jesus tinha dito a Nicodemos quando este o questionou já tarde, de noite, para não ser visto…

O Batismo é o sacramento da vida nova, da vida que nos acolhe, integra e nos permite fazer e tomar parte neste corpo que é a Igreja.