JMJ 2023 – O mês de julho 2022 na Diocese do Porto

JMJ 2023: «DIAS NAS DIOCESES» QUEREM ENVOLVER TODA A COMUNIDADE

25.07.2022
Fonte | Ecclesia

O padre Jorge Nunes, coordenador do Comité Organizador Diocesano (COD) do Porto para a JMJ Lisboa 2023, assumiu o objetivo de mobilizar toda a comunidades para acolher os participantes dos ‘Dias nas Dioceses’, no próximo ano.

“Estamos a preparar muito aquilo que somos, e não numa atitude egoísta, mas para que toda a diocese se envolva e não apenas os jovens”, explicou o sacerdote, em declarações à Agência ECCLESIA.

O padre Jorge Nunes destacou a intenção de que os jovens das outras dioceses do mundo possam receber “o que de melhor” tem esta região.

Os ‘Dias nas Dioceses’ são o encontro de jovens nas Igrejas locais na semana anterior a cada edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e vão realizar-se de 26 a 31 de julho de 2023; durante estes seis dias, os participantes vão conhecer a diocese, “com as suas especificidades, as pessoas e a região”.

“Os jovens vão receber do Porto aquilo que o Porto é”, destacou o padre Jorge Nunes, que é também o diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude.

Sobre o programa para estes dias na Diocese do Porto adianta que os participantes, de quarta a sexta-feira, vão estar nas comunidades paroquiais que vão receber estes jovens, da parte da manhã, as tardes vão ser vividas no centro Porto-Gaia, e “vão poder escolher” o que querem fazer, “desde visitar museus”, entrar numa igreja onde pode “estar a acontecer uma adoração ao Santíssimo, uma oração de Taizé”, workshops e concertos, e depois vão regressar às” famílias de acolhimento” para “o final da tarde/noite”.

Para o dia 29 de julho de 2023, um sábado, o padre Jorge Nunes adianta que estão a programar uma “Eucaristia para toda a diocese”, com o bispo D. Manuel Linda “e os bispos-auxiliares”, e da parte da tarde vão “fazer uma mostra cultural”, desde a dança, ao teatro, com concertos de música tradicional, clássica, “e música mais moderna”.

“Queremos fazer uma mostra daquilo que é o Porto. O Porto para nós mas de um modo muito particular do Porto para com os jovens que nos visitam e escolheram uma cidade de pontes, um Porto de pontes, que faz ponte para todo o mundo”, desenvolveu.

Segundo o entrevistado, “começam a surgir alguns contactos de dioceses” de outros países com “vontade” de fazer “a semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude” no Porto.

Os “Dias na Diocese” vão realizar-se no Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu; Lisboa, Santarém e Setúbal são dioceses de acolhimento da JMJ 2023.

A entrevista com o padre Jorge Nunes, transmitida hoje no Programa ECCLESIA, na RTP2, realizou-se no contexto da iniciativa interdiocesana ‘Km 11’, que se realiza este sábado e domingo.

Do programa específico da Diocese do Porto para este evento destaca-se um roteiro turístico-religioso, onde vão dar a conhecer aos jovens algum do seu património para que nos ‘Dias nas Dioceses’ “possam convidar outros jovens vindos de outras dioceses a visitar e a servirem-se ali de instrumento de visita”.

As seis dioceses católicas do norte de Portugal – Braga, Bragança-Miranda, Lamego, Porto, Viana do Castelo e Vila Real – vão realizar a atividade conjunta ‘Km 11’, simbolicamente a distância de Jerusalém a Emaús, que tem como programa comum uma vigília de oração e uma Missa.

O padre Jorge Nunes destacou que a JMJ 2023 é algo que “inclui todos”, onde têm realizado trabalho em conjunto.

“Penso que pela primeira vez, talvez possa não ser justo dizê-lo assim, vemos as dioceses de Portugal para preparar os ‘Dias da Diocese’ e para preparar a Jornada Mundial da Juventude, por isso será um acontecimento para a Igreja de Portugal por excelência”, concluiu o diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude do Porto.

 

JMJ 2023: LOGÓTIPO HUMANO MOBILIZA MAIS DE MEIO MILHAR DE JOVENS NO PORTO

25.07.2022

Jovens do Porto construíram um logótipo humano com a imagem oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.  A iniciativa decorreu neste sábado dia 23 de julho no Terreiro da Sé durante a iniciativa “Km11”.

Recordamos que a atividade “Km11” é realizada ao mesmo tempo nas dioceses do norte de Portugal para preparar a JMJ Lisboa 2023. A designação ‘Km11’ refere-se à cidade de Emaús, que fica a 11 quilómetros de Jerusalém.


 

JMJ 2023BISPO DO PORTO CONVOCOU JOVENS PARA DIFUNDIREM A JMJ NAS REDES SOCIAIS

26.07.2022
Fonte | Voz Portucalense

Na manhã de domingo dia 24 de julho, D. Manuel Linda celebrou uma Eucaristia com os jovens da diocese do Porto reunidos na iniciativa “Km11”.

Na sua homilia o bispo do Porto exortou os jovens a serem “fermento no mundo” testemunhando os “valores humanos”. “Com bom humor e com os valores da fé” – disse D. Manuel Linda estimulando os jovens presentes para o testemunho cristão no mundo, em particular nas redes sociais.

“Estais convocados para a tarefa de difundir a mensagem da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) nas redes sociais” – afirmou.

O bispo do Porto declarou que os cristãos não veem “o mundo a preto e branco”. “Não há bons e maus” – disse D. Manuel Linda assinalando, na sua reflexão, a necessidade abordar o mundo “como um conjunto de grande fermentação” de ideias e valores.

“Os valores do cristianismo podem humanizar o mundo” – frisou D. Manuel Linda recordando que a fome a nível mundial aumentou e isso “é uma vergonha” – declarou.

A atividade “Km11” na diocese do Porto percorreu todo o fim-de-semana nos dias 23 e 24 de julho. Começou no Terreiro da Sé com a construção de um logótipo humano com a imagem da JMJ Lisboa 2023. Seguiram-se visitas a monumentos, igrejas e museus da cidade do Porto, num roteiro que incluía a Catedral do Porto, o Paço Episcopal e tantos outros locais.

O sábado 23 de julho teve ainda os concertos das bandas “Follow Him” e “The Sun” e um  ponto alto da participação dos jovens com uma Vigília de Oração durante a noite. Este foi um momento de grande intensidade espiritual, em particular, no silêncio vivido durante a Adoração Eucarística. Os cânticos, as orações e os gestos vividos na presença de Jesus, Santíssimo Sacramento, foram prenuncio da preparação que está a ser feita para a JMJ de Lisboa.

A iniciativa “Km11” foi realizada ao mesmo tempo nas dioceses do norte de Portugal. A sua designação de “Km11” refere-se à cidade de Emaús, que fica, precisamente, a 11 quilómetros de Jerusalém.

Os jovens das dioceses de Braga, Bragança-Miranda, Lamego, Porto, Viana do Castelo e Vila Real foram chamados a viver a experiência “Km11” como uma atividade promovida já no âmbito da preparação da JMJ Lisboa 2023.

 

JMJ 2023“KM11”: ESPAÇO PARA ORAÇÃO, CONCERTOS, CULTURA E CONVÍVIO

26.07.2022
Fonte | Voz Portucalense

No primeiro dia da atividade “Km11”, no sábado dia 23 de julho, na diocese do Porto, o ponto alto das atividades foi a Vigília de Oração. Um momento de grande intensidade espiritual, em particular, no silêncio vivido durante a Adoração Eucarística.

Os cânticos, as orações e os gestos vividos na presença do Santíssimo Sacramento da Eucaristia, foram mais uma semente da preparação que está a ser feita para a JMJ de Lisboa.

A vivência desta experiência de grupo começou de manhã com a construção de um logótipo humano com a imagem da JMJ Lisboa 2023. Mais tarde, os jovens visitaram monumentos, igrejas e museus das cidades do Porto e Gaia, num roteiro que incluiu a Catedral do Porto, o Paço Episcopal e tantos outros locais.

O sábado 23 de julho teve ainda os concertos das bandas “Follow Him” e “The Sun”. Especial destaque para esta banda italiana que atuou a seguir à Vigília de Oração. Os membros deste grupo rock proveniente do norte de Itália, apresentam durante as suas atuações, os seus testemunhos de vida e de conversão a Cristo. Já atuaram para os papas Bento XVI e Francisco e vivem em tournée pelo mundo apresentando as suas canções.
A iniciativa “Km11” foi realizada ao mesmo tempo nas dioceses do norte de Portugal. A sua designação de “Km11” refere-se à cidade de Emaús, que fica, precisamente, a 11 quilómetros de Jerusalém.
Os jovens das dioceses de Braga, Bragança-Miranda, Lamego, Porto, Viana do Castelo e Vila Real foram chamados a viver a experiência “Km11” como uma atividade promovida no âmbito da preparação da JMJ Lisboa 2023.
As principais atividades do “Km11”, na diocese do Porto, Vigília, Concertos e Missa tiveram o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e decorreram na Praça do Município daquela cidade.

 

JMJ 2023 – O mês de Julho 2022 na Diocese do Porto