JMJ 2023: «Gostaria de ver em Lisboa uma semente do mundo do futuro», diz o Papa em novo vídeo

27 julho, 2023
Encontro mundial está no centro da intenção de oração para o mês de agosto

Cidade do Vaticano, 27 jul 2023 (Ecclesia)

O Papa apelou hoje à participação dos jovens na vida da Igreja e da sociedade, falando num vídeo dedicado à próxima JMJ Lisboa 2023, que decorre de 1 a 6 de agosto.

“Gostaria de ver em Lisboa uma semente do mundo do futuro. Um mundo onde o amor esteja no centro, onde nos possamos sentir irmãs e irmãos. Estamos em guerra, precisamos de outra coisa”, refere Francisco na nova edição de ‘O Vídeo do Papa’, divulgada através das plataformas digitais.

A menos de uma semana de iniciar nova viagem a Portugal, o Papa pede que os jovens protagonizam “um mundo que não tenha medo de testemunhar o Evangelho”.

“Um mundo com alegria, porque os cristãos se não temos alegria, não somos credíveis, ninguém acredita em nós”, acrescenta, numa intervenção enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa divulga, mensalmente, a intenção de oração do Papa, que em agosto vai ser centrada na edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, que Portugal acolhe pela primeira vez.

Francisco recorda o fundador da JMJ, São João Paulo II: “Ele dizia que se convives com os jovens, tornas-te jovem também, e a Igreja precisa dos jovens para não envelhecer”.

O vídeo inclui uma conversa do Papa com alguns jovens, que o questionam sobre o lema da Jornada de Lisboa, ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas.

Maria, quando sabe que vai ser a mãe de Deus, não fica parada a tirar um selfie ou pensando o que fazer. A primeira coisa que faz é pôr-se a caminho, apressadamente, para servir, para ajudar. Também vocês têm de aprender dela a colocar-se a caminho, para ajudar os outros”.

O Papa responde a outro jovem que lhe diz que, no seu bairro, vê apenas “pessoas mais velhas”.

“A Igreja não é um clube para a terceira idade, também não é um clube juvenil. Se se transformar em algo de velhos, vai morrer”, alerta Francisco.

A intenção de oração é apresentada pelos próprios jovens, que protagonizam o vídeo com o Papa.

“Rezemos para que a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa nos ajude a caminhar, dando testemunho do Evangelho com a nossa própria vida”, apelam os jovens, das Filipinas, Brasil e Costa do Marfim, que integram o Movimento Eucarístico Jovem – a secção juvenil da Rede Mundial de Oração do Papa, que conta com 1,7 milhões de membros em 60 países.

A 12 de setembro de 2022, o Papa publicou a mensagem para a JMJ Lisboa 2023, convidando os jovens para um “abraço da reconciliação e da paz” na capital portuguesa.

“Queridos jovens, que na JMJ possais experimentar novamente a alegria do encontro com Deus e com os irmãos e as irmãs. Depois dum prolongado período de distanciamento e separação, em Lisboa – com a ajuda de Deus – reencontraremos juntos a alegria do abraço fraterno entre os povos e entre as gerações, o abraço da reconciliação e da paz, o abraço duma nova fraternidade missionária”, escreve Francisco.

O texto apresenta os jovens como esperança duma “nova unidade para a humanidade fragmentada e dividida”.

‘Todos juntos em Lisboa!’ é um dos tópicos da Mensagem para a JMJ Lisboa 2023, na qual se evocam os “últimos tempos tão difíceis, em que a humanidade já provada pelo trauma da pandemia, é dilacerada pelo drama da guerra”.

A JMJ inclui na sua programação um conjunto de eventos culturais, religiosos e desportivos, protagonizados pelos peregrinos da JMJ no “Festival da Juventude”, espalhado por 100 espaços da cidade.

Outro ponto central da programação vai ser a “Cidade da Alegria”, no Jardim Vasco da Gama, em Belém, que acolhe a Feira Vocacional e o Parque do Perdão.

As tradicionais catequeses – nas manhãs de quarta, quinta e sexta-feira -, dão lugar em Lisboa a um novo modelo de encontro entre os jovens e os bispos, o ‘Rise Up’, para que as novas gerações “possam falar daquilo que as preocupa”.

Os eventos centrais incluem a Missa de Abertura, a 1 de agosto, que vai ser presidida por D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, no Parque Eduardo VII

Dois dias depois, o mesmo espaço recebe a celebração de acolhimento do Papa; ainda no Parque Eduardo VII, a 4 de agosto, vai ser celebrada a Via-Sacra, colocando os jovens a rezar com Francisco, acompanhados pelo coro e a orquestra da JMJ.

Já no Parque Tejo, entre os municípios de Lisboa e Loures, decorre a Vigília, na noite de 5 de agosto.

Após pernoitarem no local, os peregrinos participam na Missa de Envio, presidida pelo Papa no domingo, dia 6 de agosto; antes de regressar ao Vaticano, Francisco encontra-se com os voluntários da JMJ.