Já disponível vídeo do debate sobre o Sínodo que contou com o testemunho do cardeal Tolentino

7MARGENS | 19 Fev 2024

O debate sobre os caminhos para a concretização do Sínodo em Portugal e na Igreja Católica em geral, promovido pelo  7MARGENS na passada quinta-feira, 15 de fevereiro, já está disponível no Youtube (e pode ser visto abaixo).

Intitulado “Sínodo católico: promessa de futuro para pôr em prática”, o debate contou com o testemunho do cardeal José Tolentino Mendonça sobre aquela que foi, para ele, a primeira experiência de participação num sínodo, como bispo. Ao longo de 12 minutos, o prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação sublinha como a assembleia sinodal dos bispos, em outubro último, “não caiu de paraquedas” na vida da Igreja, antes foi precedida de uma fase de auscultação reveladora de “criatividade e entusiasmo”. Descreve de forma sumária o método de “conversação no Espírito”, em pequenos grupos, que permitiu chegar ao documento-síntese final, aprovado por significativa maioria, apesar da diversidade das experiências e visões presentes. A escuta de todos e a participação de todos na vida da Igreja são, para o cardeal português, pontos distintivos de uma Igreja que está a aprender a ser sinodal.

Depois deste testemunho, seguem-se mais três, antes de a assembleia tomar a palavra: o de Fátima Almeida, 65 anos, que  foi coordenadora nacional da LOC-MTC e co-presidente do Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos, e integra atualmente a Comissão Justiça e Paz de Braga, bem como o grupo sinodal daquela diocese; o de Nuno Santos, padre e reitor do Seminário da Diocese de Coimbra, capelão da Capela da Universidade de Coimbra e professor convidado da Universidade Católica Portuguesa; e o de José Carlos Prazeres, 44 anos, casado e pai de três filhas, que é membro do Conselho Pastoral da Paróquia de Fátima, pelo qual foi nomeado delegado sinodal, e acompanha o grupo de jovens da paróquia.

A conversa, que contou com cerca de 150 participantes e durou perto de duas horas, foi moderada pelo jornalista e diretor do 7MARGENS, António Marujo.