A Igreja Matriz de Vilar de Andorinho está em obras

Caso para dizer, finalmente!
Desde 2016 que se não falava de outra coisa no sussurro das gentes vilarenses que celebram na Matriz: para quando o arranjo dos telhados, o melhoramento do adro, a limpeza e pintura das paredes da bela Igreja Matriz. Iniciou-se uma coleta que ficou como receita geral nas contas da paróquia. Houve oferta de uma empresa para limpeza e pintura da igreja o que nunca veio a acontecer. O Pároco Padre Albino Reis e o Conselho Económico da Paróquia desesperavam. Mas….
Chegou a hora.
Com apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e da Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho, o adro foi melhorado e “arejado” e foi celebrado um protocolo entre a Câmara Municipal e a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Vilar de Andorinho para uma intervenção de fundo na Matriz. Este protocolo, falado desde 2021, foi assinado no final de 2023. As obras começaram em abril de 2024 e estarão concluídas, assim se espera, no início de junho.
Intervenções no Templo:

1. Verificação e substituição, quando for necessário, da base de apoio do telhado;
  2. Colocação de um telhado novo;
  3. Fecho da entrada da sacristia a poente e abertura de uma entrada nova da sacristia a sul;
  4. Melhoria e conservação do escadório exterior de pedra de acesso ao coro da igreja;
  5. Criação de escadório de acesso interior ao coro da igreja;
  6. Revestimento de todo o exterior da igreja com material moderno de proteção a fissuras e pintura exterior e interior da igreja.

Muito obrigado a todos os que estiveram e estão envolvidos neste projeto.
(seguem-se fotos do estado das obras)