200 Anos do nascimento dos fundadores

Convite para a celebração

Estamos a celebrar os 200 anos de vida e da história de um carisma na Igreja e para uma missão a favor da humanidade; 200 anos de fidelidade por parte de Deus que nos tem seguido e acompanhado ao longo destes anos. Por este motivo, convidamos-vos a unirem-se a nós neste momento de Ação de graças, pelos 200 anos do nascimento dos nossos fundadores.

Uma paixão em conjunto:   Deus e os Pobres

Histórias admiráveis, as de Estêvão Pernet, camponês da região leste da França e de Antonieta Fage, operária em Paris, na segunda metade do século XIX.

O que eles têm em comum: uma procura ardente da vontade de Deus, um coração aberto ao sofrimento humano e espiritual dos jovens um amor pelas famílias operárias atingidas pelo “mal da sociedade”, consequência da industrialização.

O fruto do encontro deste homem e desta mulher: o nascimento da Congregação das Irmãzinhas da Assunção.

Ambos estão apaixonados pelo Reino de Deus: Estêvão Pernet, que se tornou religioso dos Agostinhos da Assunção, percebe que para uma missão de serviço e de evangelização das famílias operárias, é urgente “uma mulher, e mulher religiosa “, Antonieta, mulher de fé ardente, compromete-se com todas as suas forças e revela suas qualidades de coração, inteligência e organização para dar corpo ao carisma de Estêvão Pernet e transmiti-lo às primeiras Irmãzinhas.  Ambos complementares, ficam à escuta do espírito para responder aos apelos apostólicos que percebem.

Em 1865, início da industrialização, época de grande imigração do meio rural, para as periferias urbanas, à procura de melhores condições de vida, dá origem a uma grande aglomeração de pessoas a viverem em condições de miséria. No meio de tanta pobreza das famílias e o afastamento da Igreja, o P. Estêvão Pernet e Antonieta Fage, nossos fundadores, tocados pelo sofrimento humano e habitados pelo Evangelho, intuíram uma resposta:

“Procurar a Glória de Deus pela salvação dos pobres e dos pequenos pelo caminho da Encarnação que seguiu Jesus, o Servo, o enviado do Pai. E isto através de meios simples de serviço, estando presentes nas famílias nos momentos de dificuldade, da doença e da tristeza,”

Assim do encontro destas duas pessoas apaixonadas pela salvação dos mais desfavorecidos surgiu em França a Congregação das Irmãzinhas da Assunção, atualmente presentes em vários países.

Hoje, no contexto do século XXI, impregnadas pelo evangelho, mobilizadas pela urgência de anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo, as Irmãzinhas da Assunção sentem- se desafiadas a viver uma fidelidade criaiva em relação à herança transmitida.

De acordo com o contexto de cada país, trabalhamos junto c/outras pessoas, com ações diversificadas ao serviço das famílias operárias, das pessoas excluídas da sociedade e imigrantes. A Ação que desenvolvem está determinada pela preocupação com a paz, a justiça, a integridade da Criação. A partilha do Carisma, com os leigos e a internacionalidade são acentos fortes visando “refazer um povo para Deus” além das fronteiras.

Neste sentido de partilha do Carisma, queremos fazer um apelo a todos aqueles e aquelas que se sentem motivados, a viver neste espírito da congregação que é a evangelização da família operária, e pobre, dos imigrantes de todos os que se sentem à margem da sociedade podem contactar-nos para ver como podemos fazer um caminho juntos e se queiram integrar no espírito do nosso carisma.

Deixamos o apelo.

As Irmãzinhas da Assunção