Encontro Vicarial de Acólitos de Gaia Norte

No passado dia 21 de setembro, a Paróquia de Vilar de Andorinho marcou presença no Encontro Vicarial de Acólitos de Gaia Norte, realizado em Mafamude. Este encontro reuniu acólitos de várias paróquias da região e foi um momento especial de partilha, união e sinodalidade, refletindo o espírito de comunhão que a Igreja procura cultivar.

      Os acólitos de Vilar de Andorinho participaram ativamente nas atividades e celebrações, aproveitando esta oportunidade para estreitar laços com jovens de outras comunidades e aprofundar o sentido de serviço ao altar. O encontro foi, acima de tudo, um espaço de fraternidade, onde a convivência e a reflexão sobre o papel dos acólitos reforçaram o compromisso de cada um com a sua missão na Igreja.

      O ponto alto do evento foi a celebração da Eucaristia, presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. Roberto Rosmaninho. Durante a homilia, D. Roberto dirigiu palavras de encorajamento aos acólitos, sublinhando a sua importância no serviço litúrgico e no crescimento da comunidade cristã. Destacou, ainda, uma mensagem que marcou todos os presentes: “No seio da nossa paróquia, que o acólito seja o fermento de união e de comunhão nas diferenças que existem nessa comunidade”. Esta frase ressoou de forma especial, apelando à missão dos acólitos de serem agentes de harmonia e inclusão, mesmo num contexto de diversidade.

      A celebração, vivida com grande intensidade espiritual, reforçou o sentimento de comunhão entre todas as paróquias presentes. Para os acólitos de Vilar de Andorinho, o encontro foi um momento de renovação espiritual e fortalecimento da fé, regressando à sua comunidade mais motivados e unidos no compromisso de servir com alegria e dedicação. Foi, sem dúvida, uma experiência sinodal enriquecedora que deixou marcas profundas em todos os participantes. “

Teresa Freitas – Reponsável paroquial do Serviço de Acólitos