Ano Pastoral 2024-2025

Inicio Ano Pastoral

Aconteceu no fim de semana de 05 e 06 de outubro de 2024. Sempre por ocasião da Festa de Nª Sra. do Rosário. Vinha sendo preparado desde a Reunião Ampliada de 13 e 14 de setembro. Aí foram traçadas as linhas mestras deste Ano Pastoral 2024/2025 e centradas sobre:

– Lições do sínodo 2021/2024;

– Ano Jubileu 2025. (reflexão sobre a bula papal “Spes non confundit” “A esperança não dececiona”)

Tendo em conta que nesta bula o Papa Francisco faz muitas referências às suas catequeses sobre a esperança, será dado relevo a toda esta temática ao longo do ano pastoral.

– Neste contexto, a paróquia seguirá o guião da Diocese do Porto – “Peregrinos de Esperança” – centrado em três objetivos pastorais:

– Celebrar o Jubileu e reanimar a esperança;

– Intensificar o processo sinodal para desenhar a Igreja sinodal que Deus sonha para o Porto;

– Promover uma cultura de cuidado.

Novas rubricas regulares na página da paróquia em www.paroquiavilarandorinho.pt

– Mesa da Palavra e Conversando…. com o Pároco.

Aproveitando o início do Ano Pastoral a página da paróquia aparece com 2 (duas) novas rubricas, procurando acrescentar valor à sua vertente pastoral e comunitária. Assim e a partir de hoje:

Semanalmente – O Padre Albino Reis, nosso pastor, partilha com o seu “rebanho” de fiéis uma explicação sobre a Mesa da Palavra de cada Domingo. Uma vez por outra, pediremos a mesma partilha ao diácono José Luís;

Mensalmente – O Padre Albino Reis responde a um tema de oportunidade. Neste mês de outubro 2024 o tema teria de ser, obviamente, o Sínodo 2021/2024.

Sínodo 2021/2024

Como referido no Plano Pastoral, iremos refletir muito e em várias sedes dos diversos serviços paroquiais, sobre o muito que foi/é esta experiência iniciada em 2021 e que nunca deve terminar numa Igreja que caminha/deve caminhar junta.

Todos os documentos já publicados, as conclusões e comentários a publicar serão letra Viva para uma comunidade Viva que queremos em Vilar de Andorinho

Ano Jubileu 2025 – https://www.iubilaeum2025.va/pt.html

De dezembro 2024 a dezembro 2025 estaremos em comunhão com a Igreja Universal para celebração do Jubileu 2025. Um Ano Especial, um Ano de Graça.

Temos de responder ao desafio de Jesus de Nazaré quando, nos anos 30 e na sinagoga de Nazaré, abriu as Escrituras e leu Isaías:

Lucas 4, 16-21

16Veio a Nazaré, onde tinha sido criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para ler. 17Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías e, desenrolando-o, deparou com a passagem em que está escrito:
18*«O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me
a proclamar a libertação aos cativos
e, aos cegos, a recuperação da vista;
a mandar em liberdade os oprimidos,

19a proclamar um ano favorável da parte do Senhor.»
20Depois, enrolou o livro, entregou-o ao responsável e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21*Começou, então, a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir.»

Acompanhem o Ano Pastoral 2024/2025 em www.paroquiavilarandorinho.pt

Ano Pastoral 2024-2025 (PDF)