O grande perigo do Sínodo

O GRANDE PERIGO DO SÍNODO

Pedro Miguel Ansó Esarte (*)

Li a declaração das Redes Cristãs em relação à sua contribuição para o Sínodo da Sinodalidade na primeira fase, refletida no documento “Por uma Igreja possível e necessária em Espanha”, e a sua reclamação de que as suas propostas mal foram tidas em conta. E não posso deixar de ficar surpreso. No entanto, a minha surpresa não deriva do seu arrependimento, mas do facto de lhes ter passado pela cabeça, em algum momento, que as suas contribuições seriam levadas a sério. Como é que neste momento, depois de mais de cinquenta anos de experiência, é possível continuar a operar com tais doses de ingenuidade? O caminho percorrido não é suficiente para garantir que as suas propostas não sejam possíveis nem admissíveis? Não, não serão possíveis enquanto houver uma liderança clerical que exclua a priori certas abordagens, enquanto as antigas estruturas medievais da Igreja não forem desmanteladas.

Ao refletir sobre este assunto, não pude deixar de relacioná-lo com a situação vivida pelo Presidente Suárez e com a sua estratégia para tornar possível a chamada “transição” de uma ditadura para um Estado democrático. Teria sido possível, sem abolir as instituições de Franco, avançar para a democracia? Teria sido possível aprovar uma Constituição democrática com a velha guarda do ditador? A resposta óbvia para ambas as perguntas é: não.

Mutatis mutandis, acredito que algo semelhante pode estar acontecendo agora dentro da Igreja. Não duvido das boas intenções do Papa Francisco, mas devemos reconhecer – é minha opinião – que ele cometeu um erro na sua estratégia. Sem primeiro desmantelar o antigo esquema clerical, é praticamente impossível construir uma dinâmica de diálogo autêntico que possa dar frutos em acontecimentos relevantes. A Igreja, é verdade, não era democrática na sua constituição (Jesus, embora não tenha fundado nenhuma Igreja no sentido tradicionalmente atribuído a ele, escolheu a dedo os doze apóstolos representantes das tribos de Israel para levar a cabo o seu projeto teocrático regiomessiânico.), mas pode estar em sua operação. Não creio que haja uma única razão teológica ou filosófica que impeça que isso aconteça.

A denúncia das comunidades da Rede Cristã revela o risco de que todo o trabalho, reuniões, reflexões, diálogos, tempo investido, redação de documentos, etc. irão traduzir-se, após a segunda fase, em resultados lamentáveis ​​e escassos. Os efeitos que tudo isto certamente causará voltar-se-ão, como um bumerangue, contra os promotores e animadores do Sínodo. Os padres sinodais pensaram na grande desolação que tudo isto vai causar entre os participantes? Será como o nascimento das montanhas. E para aquela viagem não eram necessários alforjes tão grandes. Muitas pessoas de boa vontade que gastaram horas, dias e muita dedicação para que as coisas tomassem um rumo copernicano verão as suas propostas ridicularizadas pelos censores habituais. Esta situação parece-me muito grave, tendo em conta que estamos numa situação de clara descristianização da sociedade e onde assistimos, ao mesmo tempo, a uma crescente desumanização. Este foi um bom momento que infelizmente parece ter sido desperdiçado.

Não cairei na tentação de dizer o que os outros têm que fazer. Somos adultos e cada um deve analisar e tirar as suas conclusões. Direi apenas que, pela minha parte, tomei na altura a decisão de não participar no Sínodo porque estava consciente do que aconteceria no final. A perícope evangélica dos odres ainda é válida e instrutiva: “E ninguém põe vinho novo em odres velhos; Caso contrário, o vinho novo rasgará os odres e derramará, e os odres se perderão. Mas o vinho novo deve ser derramado em odres novos. (Lc 5, 37-38)”. Receio que minha intuição, infelizmente, não estivesse errada. Recusar-se a participar em determinadas estruturas (chame-me de radical, se quiser) pode ser a única forma de romper com a dinâmica constante e repetida de gerar grandes expectativas que depois conduzem logicamente a grandes desilusões. Teremos que esperar por uma oportunidade melhor para que possamos ver mudanças significativas. Talvez o tempo nos forneça o Suárez de que a Igreja Católica tanto necessita.

(*) Nasceu em Pamplona em 11 de setembro de 1958.

Concluiu os estudos de infância na Escola Pública Jaurrieta (Navarra).

Concluiu o Bacharelado na Escola Diocesana San Miguel de Aralar, em Pamplona.

Começou a estudar Filosofia e Letras na Universidade de Saragoça e formou-se na Universidade de Navarra na especialidade de Filologia Hispânica.

Estreou-se como professor de Línguas e Literaturas na Escola Gaztelueta de Las Arenas (Bizkaia). Continuou lecionando na Escola Diocesana San Miguel de Aralar de Pamplona como professor de Filosofia e Ética.

Terminou a sua atividade docente como professor de Língua e Literatura, Latim, Ética e Filosofia na Escola FEC-Vedruna de Pamplona.

Aposentado

Escreve artigos de opinião no Diário de Navarra, no Diário de Notícias de Navarra e no portal Fé Adulta.