Sínodo continua com a Igreja em caminho até 2028

19 março, 2025 Voz Portucalense

 

O Papa Francisco a partir da sua fragilidade no hospital está a dar respiração à aplicação do Sínodo. A Secretaria-Geral do Sínodo propõe etapas para 2026 e 2027 e uma grande Assembleia Eclesial em 2028.

O Papa Francisco durante o seu internamento no Hospital Agostino Gemelli em Roma, onde se encontra há mais de um mês, a partir da sua fragilidade conseguiu ter forças para dar respiração ao rumo da Igreja na aplicação do Documento Final do Sínodo, apontando caminhos de futuro.

 

Um processo de receção do Sínodo

Na Carta assinada pelo cardeal Mario Grech e aprovada pelo Papa Francisco, com data de 15 de março, a Secretaria-Geral do Sínodo propõe um “processo de consolidação do caminho já percorrido” entre 2021 e 2024 com o tema “Por uma Igreja Sinodal: participação, comunhão, missão”.

A Carta declara que a fase de implementação não deve ser apenas “uma mera aplicação de diretrizes vindas de cima”, mas sim, “um processo de receção das orientações expressas pelo Documento Final”.

 

Equipas sinodais reativadas e renovadas

Desta forma, neste tempo de “implementação do Sínodo” assumem especial importância as equipas ou comissões sinodais diocesanas. “As equipas existentes devem ser aprimoradas e eventualmente renovadas, e as equipas suspensas devem ser reativadas e adequadamente integradas”, refere a Carta.

É neste contexto de missão que foi convocado no âmbito deste Ano Santo um “Jubileu das equipas sinodais e dos órgãos de participação, que será realizado de 24 a 26 de outubro de 2025”.

“Trata-se de um encontro importante para reconhecer o valor desses organismos e das pessoas que neles prestam serviço, inscrevendo assim o compromisso com a construção de uma Igreja cada vez mais sinodal no horizonte da esperança que não engana que celebramos no Jubileu”, declara o cardeal Grech na Carta.

 

Um tempo adequado de 2025 a 2028

A Secretaria-Geral do Sínodo propõe etapas para 2026 e 2027 e uma grande “Assembleia Eclesial em outubro de 2028” sublinhando ser este “um tempo adequado e sustentável para começar a implementar as indicações do Sínodo”.

A Secretaria-Geral do Sínodo prevê as seguintes etapas em caminho sinodal:

 

– Em maio de 2025: publicação do Documento de apoio para a fase de implementação;

– Entre junho de 2025 e dezembro de 2026: percursos de implementação nas Igrejas locais;

– 24 a 26 de outubro de 2025: Jubileu das equipas sinodais e dos órgãos de participação;

– No primeiro semestre de 2027: Assembleias de avaliação nas dioceses;

– No segundo semestre de 2027: Assembleias de avaliação nas conferências episcopais nacionais e internacionais, nas Estruturas hierárquicas orientais e em outros agrupamentos de Igrejas;

– No primeiro semestre de 2028: Assembleias continentais de avaliação;

– Em junho de 2028: publicação do Instrumentum laboris para o trabalho da Assembleia eclesial de outubro de 2028;

– Em outubro de 2028: celebração da Assembleia Eclesial no Vaticano.

 

Sinodo até 2028