Última mensagem do Fundador do Escutismo

“(…) O melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrastes e quando vos chegar a vez de morrer, podeis morrer felizes sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o possível por praticar o bem. (…)”

 

SER ESCUTEIRO?
Ao entrar para os Escuteiros, não entra apenas para o Agrupamento nem para o CNE, entra para um movimento mundial que hoje conta com cerca de 35 milhões de Escuteiros em mais de 216 países e territórios do mundo. Mais de 300 milhões de pessoas já viveram o ideal escutista, desde que o Escutismo foi fundado, em 1907, por Lord Baden-Powell of Gilwell, afetuosamente conhecido em todo o mundo como B.P.

O QUE FAZEMOS?
O Escutismo aposta no aprender fazendo. Através de atividades que são projetadas, desenvolvidas e implementadas tendo por base o método do projeto e o trabalho em equipa, procura-se que os escuteiros trabalhem as seguintes áreas de desenvolvimento: carácter, afetiva, intelectual, física, social e espiritual. Consoante as idades, estas atividades podem envolver construções, jogos, exploração, raides ou serviço comunitário, mas, acima de tudo, pretende-se que estas reflitam os desafios que os jovens encontram durante todo o seu percurso de vida, preparando-os para uma cidadania ativa, relação com o próximo, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento pessoal integral.

Quatro secções, um método
O método escutista, elemento pedagógico original e identitário do Escutismo, criado por Lord Baden-Powell of Gilwell, é um sistema de auto-educação progressiva, baseado em sete elementos igualmente relevantes:

  1. Lei e Promessa
    Contribuir para a interiorização de regras sociais (através do jogo e dos valores universais), ajudando a desenvolver um código de conduta próprio ao qual voluntariamente aderem.
  2. Sistema de Patrulhas
    Proporcionar o crescer em pequenos grupos, onde a relação com os pares e o assumir de responsabilidades são componentes essenciais de um ensaio para a vida futura em sociedade.
  3. Vida na Natureza
    Beber o que a Natureza nos oferece, ambiente privilegiado onde as conquistas e os erros ganham igual valor pedagógico.
  4. Mística e Simbologia
    Transportar a criança/jovem da imaginação à realidade, dos heróis e das lendas às personagens de carne e osso, da história e da Fé para a vivência no Homem Novo.
  5. Aprender Fazendo
    A experimentação alarga horizontes, construindo conhecimento de forma prática e envolvendo a criança/jovem.
  6. Sistema de Progressão Pessoal
    Procurar ser cada vez mais e melhor, desafiando limites e estabelecendo novas metas a alcançar, tendo noção dos seus limites e das suas capacidades
  7. Relação Educativa Jovem-Adulto
    Construir uma relação de confiança com alguém que ajuda, prepara, apoia, encoraja, aconselha e educa.
    Os escuteiros são uma força social que promove uma cultura de paz, formando os seus membros para que estes tenham uma contribuição construtiva nas suas comunidades.

O Agrupamento 986 de Vilar de Andorinho encontra-se sediado na Rua Heróis do Ultramar, nas traseiras da capela Nossa Senhora Mão dos Cristãos, em Balteiro, Vilar de Andorinho, foi filiado a 22/02/1991 e tem os seguintes patronos:

Alcateia 101 – patrono S. Francisco de Assis; 
Expedição 101 – patrono S. Lourenço; 
Comunidade 101 – patrono S. João Batista; 
Cla 101 – patrono S. Valentim.

Acompanha o escutismo…..

https://www.youtube.com/watch?v=TQi6oOYrzIs
https://www.youtube.com/watch?v=wobKEeXole4