A Trindade é um mistério mas podemos falar disso
de Alexandre Palma

Nesta obra, o autor escolhe a experiência como «lugar teológico» para falar do Deus Trindade, de um Deus que vem ao encontro do homem no «palco» da história. Não sendo uma noção simples, ela possui, na opinião do autor, ressonâncias bíblicas: o conhecido episódio da visitação de três personagens a Abraão e Sara, imortalizado pelo ícone de Rublev. E, ao longo de 208 páginas, o autor dialoga com os grandes pensadores cristãos que refletiram o mistério trinitário, conduzindo-nos pela uma senda em que podemos detetar as marcas do Deus Trindade nas nossas vidas.

 

Críticas da Imprensa

            «Alexandre Palma ensina-nos o que é, e como se vive, a portentosa experiência do encontro pessoal com Deus, com Deus Uno e Trino. Conduz-nos numa longa viagem» (José Mattoso, historiador). Nesta obra, o autor escolhe a experiência como «lugar teológico» para falar do Deus Trindade, de um Deus que vem ao encontro do homem no «palco» da história. Não sendo uma noção simples, ela possui, na opinião do autor, ressonâncias bíblicas: o conhecido episódio da visitação de três personagens a Abraão e Sara, imortalizado pelo ícone de Rublev. E, ao longo de 208 páginas, o autor dialoga com os grandes pensadores cristãos que refletiram o mistério trinitário, conduzindo-nos por uma senda em que podemos detetar as marcas do Deus Trindade nas nossas vidas.

            “Este livro é um ato de hospitalidade. Dá lugar a um estranho, Deus-Trindade, apontando para lugares onde Deus parece ter perdido o lugar. Recorda que a nossa experiência é capaz de Deus. Alexandre Palma arrisca regressar ao mistério de um Deus tão próximo e tão livre – diz-se nas nossas coisas, sem se esgotar em nenhuma delas. Por isso lhe estamos gratos.” José Frazão Correia, teólogo, provincial da Companhia de Jesus “A Trindade é um dos grandes mistérios do Cristianismo, e desconcertou até pensadores geniais como Santo Agostinho. Neste ensaio, Alexandre Palma estuda a «hipótese trinitária» como uma «experiência de Deus»”. Pedro Mexia, crítico literário “Este belo livro de teologia, mas que é acessível a não teólogos, ajuda-nos a aprofundar o mistério de um Deus que se comunica.” Francisco Sarsfield Cabral, jornalista

 

O autor

             ALEXANDRE PALMA, nascido em 1978, é padre do Patriarcado de Lisboa. Após iniciar estudos na área da engenharia, estudou teologia em Lisboa e em Roma, onde se doutorou pela Pontifícia Universidade Gregoriana. É professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica e membro da equipa formadora do Seminário dos Olivais. É, ainda, investigador do Centro de Estudos Religiões e Culturas (CERC) e integra a redação da edição portuguesa da revista Communio.

Peso 280 g
Dimensões (C x L x A) x 14 x 21 cm
Ano 2014
Edição Paulinas
Encadernação Capa Mole
ISBN 978-989-673-415-2
Preço: € 13.00