Como defender a Fé sem Levantar a Voz
de Austen Ivereigh

Publicado em sete idiomas e com uma dezena de edições, temos em mão um conjunto de valiosos textos da autoria do periodista e vaticanista britânico Austen Ivereigh, a que foram aditados também uns quantos contributos de autores portugueses, em ação coordenada por Pedro Gil.
– Como compatibilizar o questionamento do Papa, acerca do bom acolhimento que a Igreja deve mostrar no trato com os homossexuais, quando afirma: «Quem sou eu para julgar?»
– e a postura dos católicos ao aceitarem na infalibilidade papal e que o Papa foi escolhido pelo Espírito Santo?
– Jesus sempre condenou a hipocrisia dos legalismos formais, porém, a Igreja, contrastantemente, é apontada como sempre pronta para aprovar a conformidade legal dos comportamentos, e para reprovar as normais decisões, se assumidas em discordância.
Estas são algumas das questões de natural premência que aqui se refletem e para as quais se apresentam esclarecedoras respostas. Mas do conjunto argumentativo colhe-se um eficiente e desafiador conselho, que se resume na seguinte atitude proativa: «Quando a Igreja aparece nas notícias, há pessoas que se espantam, outras que se indignam e até algumas que se escandalizam; mas, nesse momento, toda a gente está verdadeiramente interessada e disposta a ouvir-te. Aprende a tirar partido dessas situações. Tal como o projeto, o livro tem uma mensagem simples: quando os focos da controvérsia se centrarem em ti, não os desvies nem te escondas – toma-os como uma oportunidade. Não te escondas – prepara-te. É para isso que serve este livro.»

ISBN: 9789896738051
Edição/Reimpressão: 09-2021