Conversas sobre a Fé
de Martin Scorsese e Antonio Spadaro

No dia 3 de março de 2016, em Nova lorque, o Padre Antonio Spadaro encontrou-se com Martin Scorsese em sua casa para discutir Silêncio, filme que o realizador italo-americano dedicou à perseguição aos jesuítas no Japão, e a sua relação com a fé. Aquela conversa inicial, rica em estímulos e sugestões para ambos, gerou um diálogo que se mantém até hoje.
Através de vários encontros, abordam temas caros a Scorsese: desde a sua infância numa Nova lorque muito diferente daquela que conhecemos agora, até ao seu recente e belíssimo filme Assassinos da Lua das Flores, aprofundando reflexões sobre a fé e a graça que, mais ou menos subtilmente, emergem das suas obras. Entre os frutos do seu diálogo está também o encontro histórico entre o Papa Francisco e Scorsese, e a escrita, por este último, de um guião inicial para um filme dedicado à vida de Jesus, em resposta a um apelo do Papa aos artistas.
Nestas páginas, Spadaro e Scorsese revisitam a carreira do realizador vencedor de um Óscar, os seus pensamentos sobre a fé, os seus medos e inspirações, oferecendo um novo e inédito retrato de uma das principais figuras contemporâneas da sétima arte.

Autor(es)
Martin Scorsese

Martin Charles Scorcese (nascido em Nova lorque, em 1942) é realizador, produtor de cinema, argumentista e ator. Figura proeminente da era da Nova Hollywood, é considerado um dos maiores e mais significativos realizadores da história do cinema. Centrais na sua carreira são as suas colaborações com Daniel Day-Lewis, Harvey Keitel, Joe Pesci e, em particular, com Robert De Niro e Leonardo DiCaprio. Entre os numerosos prémios de cinema que recebeu, contam-se o Óscar de Melhor Realizador em 2007 por Os Infiltrados, a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1976 por Taxi Driver, o Leão de Ouro pelo conjunto da sua obra no Festival de Cinema de Veneza em 1995, três BAFTA, quatro Globos de Ouro (incluindo um pelo conjunto da sua obra em 2010) e o Urso de Ouro pelo conjunto da sua obra no Festival de Berlim em 2024.

Antonio Spadaro
Antonio Spadaro (Messina, 6 de julho de 1966) é um padre jesuíta, escritor e teólogo, italiano, editor da revista La Civiltà Cattolica.
Formou-se em filosofia em 1988, pela Universidade de Messina, logo depois de entrar no noviciado da Companhia de Jesus. Em 21 de dezembro de 1996, foi ordenado sacerdote, e em 24 de maio de 2007, fez os votos solenes na Companhia de Jesus. Obteve licenciatura em Teologia fundamental, um mestrado em Comunicação Social, e doutorado em Teologia, pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Completou sua formação nos Estados Unidos, na Província dos Jesuítas, em Chicago, entre 2002 e 2003.
Em 1994, começou a escrever para a revista La Civiltà Cattolica, e em 1998 uniu-se definitivamente à equipe editorial. É especialista em crítica literária, especialmente de autores contemporâneos italianos (Cesare Pavese, Alda Merini, Giorgio Bassani, Mario Luzi, Pier Vittorio Tondelli, …) e escritores americanos (desde autores clássicos como Walt Whitman e Emily Dickinson, a Flannery O’Connor, Jack London e os mais contemporâneos Jack Kerouac, Raymond Carver, entre outros). É teórico da literatura. E também aborda música (Bruce Springsteen, Tom Waits, Nick Drake, Nick Cave, …), arte (Mark Rothko, Edward Hopper, Andy Warhol, Basquiat, …), filmes e como as novas tecnologias de comunicação impactam na forma de pensar e de viver (em particular, Wikipedia, Second Life, leitura digital, redes sociais, filosofia Hacker, ciberteologia…).
Em 1998, fundou BombaCarta, um projeto cultural que coordena, na Internet, iniciativas de escrita criativa, produção de vídeo e leitura, com participação de autores oriundos de várias cidades italianas. É o editor da série de poesia L’Oblò delle edizioni ancora. Desde 2002, ensina no Centro Interdisciplinar de Comunicação Social (CICS) da Pontifícia Universidade Gregoriana. Em 2008, passou ser chefe do Comitê Científico “La sfida e l’esperienza”, que reúne professores e gestores interessados em questões de espiritualidade e de inovação. De 2004 a 2009, foi responsável pela coordenação das atividades culturais da Companhia de Jesus na Itália.
Em setembro de 2009, tornou-se reitor da comunidade de jesuítas da revista La Civiltà Cattolica. Em 6 de setembro de 2011, foi anunciada sua nomeação como diretor da revista. Na edição de 1 de outubro de 2011, a revista publicou artigo em que ele falava sobre seu novo papel como diretor.
A atuação de Spadaro na Internet consiste na sua presença em redes sociais, um site pessoal, e dois blogs, sendo um dedicado a ciberteologia e outro dedicado ao escritor americano Flannery O’Connor.

 

Conversas sobre a Fé – Pré-publicação – 7 Margens

Editora: Casa das Letras
Categorias: Livros > Ciências Sociais e Humanas > Religião
Edição: Ano: 2024
ISBN: 9789895812318
Número de páginas: 136
Capa: Brochada
Preço: € 13.41