Num tempo em que a juventude se tornou o sentido único e o único sentido da vida humana, é ainda possível ser cristão? Que espaço resta para o Evangelho na era do triunfo de Peter Pan?
Duas questões bem desafiantes que Armando Matteo enfrenta neste seu livro, que o papa Francisco ofereceu como presente natalício no Vaticano: «Para ler, não para deixar na biblioteca», recomendou.
O ponto de partida do autor é claro: Peter Pan triunfou. Triunfou no coração dos adultos, homens e mulheres, do nosso tempo, anestesiou o seu senso de proximidade e responsabilidade, convencendo-os de que fora da juventude não há salvação. E isso pressiona-os, dia após dia, a não poupar energia para permanecer jovem a qualquer custo.
Foi isto que o tempo da pandemia nos revelou plenamente. E o «caso grave» que os crentes devem enfrentar, corajosamente, é este: a «conversão juvenilística» das gerações adultas, que relega para o sótão a categoria do «crente não-praticante» e torna as igrejas cada vez mais vazias. A verdadeira «conversão» consiste em reconciliar os adultos com um cristianismo à altura do desafio da hora presente.
Prefácio de D. José Manuel Cordeiro – Arcebispo Primaz de Braga
Ano de edição: 2022
Editora: Paulinas
Idioma: Português
Dimensões: 142 x 210 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 160
Peso: 215g
ISBN: 9789896738266
Preço: € 12.00