O documento «Dignitas Infinita», emitido pelo Dicastério para a Doutrina da Fé, destaca a importância da dignidade humana à luz da antropologia cristã e faz uma revisão de diversas gravidades dessa dignidade. Ele ressalta a igualdade de todas as pessoas, independentemente de sua condição, reafirmando princípios fundamentais como a criação à imagem e semelhança de Deus e a redenção em Cristo.
Além disso, visões críticas que limitam a dignidade à capacidade de julgamento e destacam que essa dignidade é intrínseca e inalienável, abrangendo desde o nascimento até a morte natural. O documento lista uma série de denúncias de dignidade, incluindo homicídios, mutilações, torturas, pobreza, guerra, tráfico de pessoas, entre outros.
Aborda também temas como aborto, maternidade sub-rogada (maternidade de substituição), eutanásia, suicídio assistido, discriminação de género, teoria de género e mudança de sexo, condenando práticas que desrespeitam a vida e a identidade das pessoas. Por fim, destaca a importância de proteger a dignidade humana em todos os contextos, incluindo o digital, e exorta a colocá-la no centro dos esforços pelo bem comum e na elaboração das leis.
ISBN: 9789723023497
Páginas: 64
Formato: 21 x 14,5 cm
Coleção: Magistério
Secção: Magistério
Editora: PAULUS Editora
Preço: € 3.60