Moçambique da Colonização à Guerra Colonial
de Amadeu Araújo, Manuel Vilas Boas

Moçambique – Da Colonização à Guerra Colonial, a Intervenção da Igreja Católica, da Paulinas Editora, tem prefácio de António Ramalho Eanes, antigo presidente da República portuguesa, e surge na “iminência” do cinquentenário do 25 de abril de 1974 e quando se celebram 100 anos do nascimento do arcebispo emérito de Nampula, D. Manuel Vieira Pinto, que faleceu aos 96 anos de idade, no dia 30 de abril de 2020, na Casa Sacerdotal da Diocese do Porto.
O livro de Amadeu Gomes de Araújo, investigador do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, e de Manuel Vilas Boas, jornalista, foi apresentado em 5 de novembro, pelo arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, na Biblioteca da Câmara Municipal de Barcelos.
O investigador Amadeu Araújo descreve, na primeira e segunda parte do livro, “os encontros e desencontros dos povos”, a partir dos finais do séc. XV, nas praias do Índico, e na terceira parte, o jornalista Manuel Vilas Boas, destaca a intervenção da Igreja Católica “no longo período que antecedeu a independência de Moçambique”, de modo especial nas Dioceses da Beira, Tete e Nampula, e recordam-se “personagens essenciais, antes e depois do 25 Abril”, como a expulsão do bispo de Nampula, dos missionários Padres Brancos e de Burgos, e os Missionários Combonianos, com diversos testemunhos.
Moçambique – Da Colonização à Guerra Colonial, a Intervenção da Igreja Católica foi também apresentado no dia 9 de dezembro de 2023, no centenário do nascimento de D. Manuel Vieira Pinto, na Biblioteca Municipal de Amarante, pelo bispo emérito do Ordinariato Castrense, D. Januário Torgal Ferreira, e pelo escritor Carlos Santos (Festival Escritaria).

Moçambique – da colonização à Guerra Colonial- a Intervenção da Igreja Católica

Moçambique-Colonização e Igreja Católica