No quiero ser sacerdote
de Maria Cristina Inogés Sanz

No quiero ser sacerdote

Mujeres al borde de la Iglesia

(tradução livre)

Não quero ser padre

Mulheres à margem da Igreja

Reflexões sugestivas sobre o papel das mulheres na Igreja hoje

“Porquê este livro agora? Porque às vezes temos de dizer o que pensamos para permanecermos fiéis a quem somos – e onde, é claro, deve haver fidelidade ao caminho e ao histórico de vida que cada qual decidiu viver, e, também, porque é o momento.

Depois de muito pensar, depois de calar, de deixar espaço para o silêncio –de que precisamos muito– e com muita tranquilidade, porque o silêncio não gosta de pressa, nem de stress, chegou o momento de ouvir o que o silêncio (o Silêncio) disse. Assim, da real e verdadeira escuta, nasceu este livro. Não da dor que paralisa, nem da deceção que nos reverte. Da simples realidade, que é o que é, parte esta reflexão”.

A teóloga Cristina Inogés, autora deste livro cujo tema subjacente é o medo, expressa-se com estas palavras. “O medo dos homens – no caso, da Igreja – em relação às mulheres acontece por três motivos: medo do desconhecido, medo das próprias reações e medo de compartilhar espaços e lugares. “Nem todos os homens da Igreja têm medo, mas a grande maioria tem”, diz Inogés.

Leiga católica, formou-se na Faculdade de Teologia Protestante de Madrid, SEUT, porque não obteve a devida autorização para estudar teologia no seminário católico da sua diocese. Hoje, convencida de que esta foi uma “experiência maravilhosa em que o Espírito manifestou a sua força essencial”, ela partilha nestas páginas as suas reflexões sobre a presença e o papel da mulher na Igreja. “Estar no limite, onde aparentemente ninguém nos dá muita atenção, permite-nos estar onde ele – o homem –  se move com facilidade.”

Uma entrevista a Maria Cristina Inogés Sanz

ANEXO: Algumas páginas do livro (no original em espanhol)

No quiero ser sacerdote – Maria Cristina

Data de Publicação 04/03/2020