O Caminho Pascal
de Joseph Ratzinger

Este livro reúne, reelaboradas, as meditações dos exercícios que Joseph Ratzinger pregou a João Paulo II e aos membros da Cúria Romana na Quaresma.
«(…) Propus-me desenvolver uma contemplação pascal do mistério de Cristo e da Sua Igreja em que o Tudo permanecesse sempre em relação directa com as circunstâncias concretas da vida.», Joseph Ratzinger in «Prólogo».
Inspirando-se nos textos da liturgia, o actual Papa, então prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, propôs-se desenvolver nestas meditações uma contemplação pascal do mistério de Cristo e da sua Igreja que possibilitasse, por meio de uma maior aproximação dos mistérios da vida de Jesus, uma reflexão sobre a missão da Igreja à luz da Páscoa e o sentido que o caminho pascal deve ter para todos os cristãos.
Quem lê este texto não pode deixar de se aperceber da conjugação admirável que o seu autor consegue fazer entre o pensamento teológico e a riqueza da espiritualidade.
Ao leitor é, assim, dada a interessante possibilidade de percorrer, a par e passo e de uma forma particularmente enriquecedora, o caminho da Quaresma, reflectindo sobre a fé e algumas das questões que mais frequentemente se colocam hoje à humanidade, como o celibato sacerdotal, a procura da espiritualidade, o problema da fome e da pobreza, a natureza humana e divina de Cristo ou a confiança imprescindível que os homens devem depositar no Deus que os ama e nunca os abandona.

ISBN: 9789728835200
Edição: 02-2019