Falar do ‘tempo de Jesus’ é analisar todo o ambiente que o rodeia, as realidades sociais e políticas que preenchem o seu mundo, o contexto religioso dos grupos e movimentos que lhe são contemporâneos, tendo em conta as estruturas judaicas da época e as respetivas Instituições que marcam a identidade do judaísmo de então é, não só uma aventura apaixonante, mas principalmente um desafio que nos preenche e motiva. Para além do fascínio da Sua pessoa e da Sua mensagem, fazer esta aproximação a Jesus é entrar num universo de inquietações e motivações que não conhece paralelo, seja em que época for ou com qualquer outra personalidade histórica. O ‘Tempo de Jesus’ é um tempo cheio de vivências que motivam qualquer leitor, seja ele crente ou não. Caso o seja, isso acresce às motivações de caráter social e cultural, também as de teor religioso e espiritual, possibilitando desta forma compreender ainda melhor uma das épocas mais ricas e determinantes de toda a história da Humanidade.
Nesta obra – O TEMPO DE JESUS – o tratamento das questões é feito numa perspetiva que tem a sua centralidade na compreensão do respetivo tempo, diferente da perspetiva, mas desenvolvida e com outro enquadramento da obra anterior “O Mundo Judaico em que Jesus viveu”. Nesta última, eram abordados 3 âmbitos da temática do tempo, sempre a partir de uma perspetiva judaica: a situação política da época; a literatura judaica que provém dessa época; a liturgia judaica.
Assim, esta novidade abarca um conjunto de questões que não foram tratadas na edição anterior, tais como: os questionamentos da época como forma de enquadramento; o mundo político do período intertestamentário com um enquadramento e fundamentação diferente; e um pequeno capítulo sobre as ‘coordenadas económicas e sociais.
Um tema totalmente novo: as teologias do judaísmo intertestamentário, analisando alguns dos parâmetros do credo e da praxis judaica do tempo.
Dois temas de interesse, totalmente novos nas perspetivas de análise: A Sinagoga, a Escritura e a Comunidade e ‘Um olhar o mundo judaico a partir do NT, algumas perspetivas de reflexão.
Em suma: uma obra olha para o ‘Mundo’ acentuando o judaico; a outra, olha para o tempo acentuando também o contributo do NT.
AUTOR:
João Duarte Lourenço, Professor Catedrático emérito da Faculdade de Teologia. Doutor em Teologia Bíblica pelo Studium Biblicum Franciscanum – Faculdade de Ciências Bíblicas e Arqueologia – Pontifícia Universidade Antonianum, Jerusalém, com a tese Humilhação e Exaltação do Servo em Is 52,13-53,12 e sua Interpretação no Judaísmo Antigo. Prestou provas públicas de Agregação em 2006. Leciona várias disciplinas curriculares Geografia Bíblica, Profetas, Hagiógrafos, Ev. Sinóticos, Escritos Joaninos e disciplinas de especialização na área das Ciências Bíblicas: Hermenêuticas Judaicas, Metodologia dos Estudos Bíblicos, Literatura Extra Bíblicas, Seitas Judaicas e Festas e Liturgia Judaica. É autor de diversas obras e artigos científicos na área dos Estudos Bíblicos. Foi Secretário da FT de 1986-1989), Membro da Direção da mesma Faculdade (1986 a 1991), Diretor da Faculdade e Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Teologia (1991-1996; 2011-18); Vice-Reitor da UCP (2004-2006). Em Macau, de 1996 a 2003, desempenhou as funções de Presidente da Comissão Instaladora e Reitor do Instituto Inter-Universitário de Macau; Membro do Conselho Superior da Universidade de Macau (1998-2001) e do Conselho para as Ciências da Vida do Território (1998-2000). Diretor do Centro de Estudos Sócio-Pastorais (1989 a 1991) e do Centro de Estudos Religiões e Culturas (CERC de 2005-2011). É membro da Ordem Franciscana (OFM).
ISBN: 9789725407349
Tema: Teologia| Estudos da Religião
Coleção: Vária
Editor: Universidade Católica Portuguesa
Edição: 10/2020
Idioma: Português
Páginas: 320
Tipo de produto: Livro
Preço: € 22.20