Numa visão antropológica orgânica em que se manifesta a continuidade e a complementaridade do pensar e do dizer, identificam-se as suas duas dimensões essenciais: a da interioridade (consciência) e a da exterioridade (parrésia). O autor reflete sobre o exercício da consciência (entre obediência e liberdade) e o exercício da parrésia (entre confiança e palavra livre), e aponta caminhos para se revisitarem as dinâmicas essenciais do ser e da relação que determinam o momentum transformador e de exigência elocutiva, materializado no ato falante, pela enunciação da palavra que gera a ação profícua.
Sabino Chialá é Prior da Comunidade de Bose, tendo sucedido a Luciano Manicardi, que tem parte da sua obra publicada em Paulinas Editora. Sabino Chialà é um estudioso das línguas semíticas, em particular do siríaco, tendo completado os seus estudos na Universidade de Turim e na Université Catholique de Louvain-la-Neuve. Muita da sua investigação tem privilegiado os escritos apócrifos cristãos e a literatura dos primeiros séculos do Cristianismo, especialmente no Oriente. Especialista dos Padres do Deserto, é autor de inúmeros ensaios, e muito solicitado para conferências e retiros espirituais, dedicados a esses temas. Em Paulinas Editora tem publicado: Perdão e esperança (2017), Pensar e dizer (2022).
Pensar e dizer… consciênica e parrésia: duas dimensões essenciais do ser e da relação. Com um recorte expericial e prático aqui os camimnhos que ajudam a revisitar a própria experiência: os pensamentos que deixamos viver em nós e as palavras que passam pelos nossos lábios.
Ano de edição: 2022
Editora: Paulinas
Idioma: Português
Dimensões: 140 x 140 x 8 mm
Páginas: 112
Peso: 100g
ISBN: 9789896738211