O Cristianismo, nos seus primórdios, como referiu João Paulo II, respirava a dois pulmões – a Igreja do Oriente e a Igreja do Ocidente –, e a Tradição Oriental, até hoje, testemunha as riquezas dessa Igreja indivisa. É, por isso, uma experiência enriquecedora e estimulante adentrar o mundo da espiritualidade ortodoxa, através da reflexão destes Relatos de Um Peregrino Russo ao Seu Pai Espiritual, considerado um dos seus melhores manuais de meditação.
As descrições e as narrações que contém mergulham-nos na vastidão geográfica e cultural da Rússia, nas suas tradições de acolhimento simples e caloroso e na inquieta e intensa procura da comunhão com Deus. O peregrino partilha com o leitor o seu desassossego pela experiência de Deus, descrevendo as suas itinerantes errâncias, pelos caminhos, pelas florestas e pelos aglomerados urbanos, sempre na procura de um aconselhamento que lhe permita alcançar a proximidade do Deus vivo. Contém o método da célebre Oração do Coração.
«Finalmente editado em português “de Portugal”, este é um texto de autor anónimo, datado da segunda metade do século XIX. No centro desta pérola da espiritualidade está a prática da Oração do Coração. Esta consiste na repetição da Oração de Jesus “Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim, um pecador”, até ao ponto em que o coração e a mente já o rezam por si, sem cessar. O peregrino narra a sua busca por sabedoria sobre esta prática, a qual nos passa através das suas experiências ou diálogos didáticos com homens devotos. Caminhamos aqui na fronteira entre o religioso e o esotérico, mas ainda do lado da tradição canónica cristã, apoiada por argumentos racionais que divertem tanto quanto iluminam. Uma obra que tem ainda a vantagem de servir de porta de entrada para a rica espiritualidade cristã oriental». Filipe d’Avillez, in Revista Os Meus Livros
ISBN: 9789727518692
Editor: Paulinas Editora
Idioma: Português
Dimensões: 141 x 209 x 18 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 336
Tipo de Produto: Livro
Preço: € 19.55