ROMA, TEMOS UM PROBLEMA
de João Francisco Gomes

A crise dos abusos sexuais de menores (e não só) na Igreja Católica não é um problema recente. Não começou nos últimos anos nem nas últimas décadas — nem sequer no século passado. A História mostra como logo no século I os primeiros cristãos sentiram necessidade de legislar especificamente contra o abuso de menores. Após séculos de perseguição ao problema, porém, a instituição mergulhou no secretismo para proteger a sua reputação. Só nos anos 80, com os primeiros casos mediáticos nos EUA, o problema voltou a ganhar expressão pública; as reportagens Spotlight, publicadas em 2002 e mais tarde imortalizadas no cinema, transformaram-no numa crise global; e uma sucessão de escândalos em 2018 obrigou o Papa Francisco a chamar os bispos de todo o mundo de urgência a Roma para dar início a uma reforma interna, que começa finalmente a dar frutos.

Com entrevistas a figuras de topo da hierarquia católica responsáveis pela gestão do problema no Vaticano e em Portugal, e incluindo a estatística mais completa até à data sobre os casos de abuso investigados pela Igreja no nosso país, este livro conta a história da crise dos abusos sexuais na Igreja, do tempo dos apóstolos ao Papa Francisco.

Comentários

«A Igreja foi forçada a olhar para a sua história trágica.»
Cardeal Seán O’Malley, presidente da Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores

«Acredito que este é um momento de inflexão na história, que é um momento crucial e muito exigente, porque nos tira a ideia de que a Igreja é uma instituição perfeita. Está longe disso.»
Hans Zollner, especialista no problema dos abusos de menores, organizador da cimeira internacional dos bispos católicos de 2019

«É uma cruz leve? É uma carruagem levezinha que temos de puxar? Não, não é. Mas este peso e esta dificuldade não se comparam àquilo que foi a vida de um irmão ou de uma irmã que tenham sido vítimas. […] Não quero ser ingénuo, não quero dizer que somos todos como anjinhos ao longo das décadas, que isto em Portugal não acontece e que, se porventura se fosse à caça ou à investigação mais profunda, não apareciam mais ou menos casos.»
Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Comissão de Proteção de Menores do Patriarcado de Lisboa

ISBN 9789896716295
Editor: Tinta da China
Idioma: Português
Dimensões: 139 x 208 x 21 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 432
Tipo de Produto: Livro
Preço: € 21.90