Uma Anatomia do Poder Eclesiástico
de Coordenação de João Eleutério

O título dado a este projeto é o de Uma Anatomia do Poder Eclesiástico. A expressão poder eclesiástico é em si própria uma subversão da lógica e da dinâmica ministerial na Igreja. Há inúmeras ocasiões nos Evangelhos em que o tema emerge. A história do Cristianismo também nos ajuda a identificar momentos e situações de subversão da ministerialidade na Igreja.
A reflexão e a experiência de relação da Igreja com o mundo também não são isentas de ambiguidades. Como se desenvolveram, então, e se alimentaram estas lógicas de poder na Igreja? Quais as suas maiores consequências? Quais as aprendizagens feitas e como evitar cair novamente em semelhantes situações de subversão da natureza e missão da Igreja? Para responder a estas questões, e a outras que possam surgir, entretanto, propõe-se a realização de uma anatomia.
A anatomia estuda o corpo, na sua estrutura e forma, de seres humanos e animais a partir de cadáveres para, de uma forma paradoxal, ajudar a cuidar dos vivos. O objetivo desta anatomia do poder eclesiástico é o de se observarem e identificarem as estruturas e formas de clericalismo na Igreja contemporânea, em particular na realidade portuguesa.
O intuito não é apenas um exercício de um diletantismo de qualquer natureza, mas pedagógico, profilático, mesmo terapêutico, em ordem a prevenir e impedir subversões das dinâmicas de vida eclesial conducentes a qualquer tipo de abuso.

Um trabalho que, iniciado em 2021, é o resultado de sete reflexões acerca de diversas situações de subversão da natureza e missão da Igreja, nomeadamente no caso português.
Esta obra nasce no âmbito do Projeto Cuidar, um projeto multidisciplinar que tem como objetivo o apoio à implementação de políticas de proteção de crianças e jovens.

SUMÁRIO
      João Eleutério | Luís Marinho
Servir ou servir-se?
      José Manuel Pereira de Almeida