Valores e Religiosidade em Portugal
de Eduardo Duque

Que valores caracterizam hoje os portugueses? Que valores são apreciados pelos jovens, pelos seus pais e avós? São estas e muitas outras as questões a que procuramos responder neste livro.

A evolução e o desenvolvimento da sociedade, caracterizados pelo contexto de hiperinformação e pela absolutização do tempo presente, suscitaram novos problemas, problemas reais, de ordem económica, cultural, social, demográfica, problemas de ordem moral que tocam bem fundo na vida das pessoas, os quais não se enquadram em estruturas, modelos ou conceitos pré-construídos.

As pessoas pedem, portanto, às instituições que não se desliguem das suas vidas e dilemas, mas que reestruturem a sua forma de dialogar, de entender os problemas, sem predeterminação, que sejam instituições sempre abertas a novas formulações e alternativas. A Igreja não pode ser alheia a estas transformações e fechar os olhos ao caminho que a sociedade está a prosseguir, mas também não tem que ir no corrupio escorregadio e presunçoso das tendências contemporâneas que são, muitas vezes, a simples negação por negação, da tradição e que se impõem como sinónimo de progresso.

Os portugueses, nestes últimos 60 ou 70 anos, reconfiguraram a sua forma de viver, de acordo com a sua idiossincrasia e cultura, recomposição esta que lhes permitiu estar ao mesmo nível dos seus congéneres europeus, explicando, assim, a mudança de comportamentos, atitudes e valores que foram recriados a partir do encontro com outras culturas.

Eduardo Duque

Doutor em Sociologia pela Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia da Universidade Complutense de Madrid (2008), Mestre em Filosofia pela Universidade do Minho (2002) e Licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da UCP-Braga (1999). É Professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP e membro integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, onde integra o grupo de «Estudos Culturais» do CECS-UMinho e membro colaborador do Lab2PT-UMinho. As áreas de investigação e atuação têm incidido sobre 1) gerações, trajetórias sociais e percursos de vida; 2) análise do impacto do desenvolvimento social nos valores contemporâneos, particularmente, nos valores religiosos; 3) análise do tempo social e temporalidades; 4) adequação de diferentes metodologias na análise das tendências socioculturais. A par da docência universitária, tem integrado vários projetos de investigação nacional e internacional. O seu último livro, editado em 2021, como organizador, intitula-se Diferentes abordagens do envelhecimento. E o penúltimo, em coautoria, intitula-se Las transformaciones de la educación. De la tradición a la modernidad hasta la incertidumbre actual. Foi editado em 2019, pela Dykinson, em Madrid. Foi distinguido com o Prémio Extraordinário da Universidade Complutense de Madrid.

ISBN: 9789723619386
Ano de edição: 07-2022