07 novembro 2023 – IHU

            Eduardo Hoornaert nasceu em 1930, em Bruges, Bélgica. Tem, pois a provecta idade de 93 anos. Estudou Línguas Clássicas e História Antiga durante dois anos, e posteriormente Teologia, na Universidade de Lovaina. Chegou a João Pessoa, Brasil, em 1958.

            Foi professor titular de História da Igreja, sucessivamente nos Institutos Teológicos de João Pessoa, Recife e Fortaleza. É membro fundador da Comissão para o Estudo da História da Igreja na América Latina (CEHILA), entidade autónoma fundada em 1973 em Quito, Equador. Desde 1962 escreve artigos históricos para a Revista Eclesiástica Brasileira (REB), da Editora Vozes, na área do catolicismo no Brasil e do cristianismo em geral. Atualmente estuda a formação do cristianismo nas suas origens, especificamente nos dois primeiros séculos.

Texto editado

 

            O termo grego ‘muthos’ (mito) significa ‘narrativa, história contada’. Quando afirmamos que os evangelhos são de caráter narrativo, dizemos, por outras palavras, que eles são ‘mitológicos’. Assim a narração não é um relato frio de algum evento, mas vai carregada da emoção do momento e tem uma intencionalidade própria. O Jesus ‘das narrativas’ (ou ‘do mito’) é diferente do ‘Jesus histórico’, pois, enquanto esse último é o resultado de uma investigação que segue regras ‘heurísticas’ próprias da historiografia, o primeiro (o “Jesus das narrativas” ou “do mito” baseia-se em sólidos fundamentos antropológicos.

            Daqui, fica claro que, neste texto, distingo entre uma aproximação mitológica e uma aproximação historiográfica da figura de Jesus. Como nos ensina o velho mestre Tomás de Aquino, distinguir traz clareza. Não para separar, mas para entender melhor as coisas. Destrinçar não é criar oposição. Sabemos, por exemplo, que termos como ‘mitologia’ e ‘mitológico’ costumam soar pejorativamente. Mas faço questão de dizer, logo de início, que não é num sentido negativo que os utilizo aqui, como irá ficar claro ao longo do texto.

            Confesso que precisei de tempo para perceber que uma postura exclusiva, tanto ‘histórica’ quanto ‘mitológica’, resultaria redutora e, afinal, impraticável. Há tantos elementos, no enfoque mitológico, que levam à espiritualidade, tantos pontos que suscitam reflexão teológica, tantas oportunidades de uma profissão de fé atualizada, que eu não tenho condições para me apresentar, fria e tecnicamente, como ‘historiador objetivo’. Por outro lado, estou convencido que um enfoque histórico coloca Jesus ‘com os pés no chão’ e desmancha qualquer tentativa fundamentalista da sua figura.

Apologia da mitologia

            Uma narração não costuma ser um relato frio de acontecimentos, mas carrega consigo emoções vividas no momento de sua enunciação, além de uma intencionalidade própria. Assim, as primeiras narrativas acerca de Jesus, além de carregar marcas indeléveis de um rico imaginário semita, expressam, ao seu modo, emoções vividas pelos seus discípulos nos primeiros anos do movimento, assim como a vontade de não deixar morrer a memória de Jesus.

            Esses discípulos, nos primeiros anos após a morte cruel de Jesus, enfrentam condições extremamente duras: incompreensões por todo o canto, tanto por parte das autoridades como por parte da população em geral; perseguições e hostilizações; até condenações à morte, como é o caso de Estêvão no capítulo 7 dos Atos dos Apóstolos. O movimento de Jesus vive com uma ameaça constante: a iminência de ser varrido do mapa por parte das autoridades, com a conivência da população maioritária, como aconteceu com não poucos movimentos populares da época, como nos lembra R. A. Horsley em seu livro Bandidos, profetas e messias: movimentos populares no Tempo de Jesus (Paulus, 1995).

            Mas, os seguidores de Jesus não desistem. Compartilham a mesma convicção: ‘essa memória não se pode perder’. Todos estão convencidos da necessidade de guardar e difundir a memória do profeta Jesus de Nazaré. Eis a base de uma tradição extremamente resistente, penetrante e inovadora, que se espalha rapidamente pela Galileia e alcança, em poucos anos, a Síria, a Macedónia e a Ásia Menor, até penetrar nos três centros urbanos mais importantes do Império Romano: Antioquia, na SíriaAlexandria, no Egito, e Roma, na Itália.

            Veiculada, nos primeiros quarenta anos, por agentes anónimos e, a partir dos anos 70, por evangelistas e redatores de AtosCartas e Apocalipses, essa primeira ‘apresentação’ de Jesus trabalha basicamente com dados mitológicos, ou seja, com narrativas transmitidas. Os autores destes textos não são ‘historiadores’.

            Na realidade, os evangelistas demonstram pouco interesse em descrever como foi mesmo a vida concreta de Jesus. O seu interesse é outro: impulsionados por ondas crescentes de uma tradição que se cria a partir da horrível morte do líder de Nazaré, e que já se consolida ao longo de 40 a 50 anos (40 anos no caso de Marcos, pelo menos 50 anos no caso de Mateus e Lucas), o seu interesse consiste em apresentar um Jesus que anime e sustente a fé dos discípulos e das discípulas em meios onde ocorre hostilidade, incompreensão, desprezo e mesmo perseguição aberta (com perigo de vida), por parte das autoridades e também da sociedade. Daí a luminosa auréola, que passa a envolver a figura de Jesus e o distingue do comum dos mortais. Ele não só expulsa espíritos maus, como cura leprosos, socorre necessitados. Transforma-se – com o tempo – uma figura excecional: anda sobre as águas, acalma tempestades, multiplica pães. Torna-se um novo Elias, o grande profeta da memória popular judaica, que multiplica o pão para a viúva de Sarepta, lança o seu manto sobre as águas e separa-as, ressuscita mortos. Torna-se um novo Moisés, libertador do povo hebreu escravizado no Egito.

            Esse Jesus, fazedor de milagres e de feitos impressionantes, sustenta a fé dos primeiros seguidores. Combatidas, desprezadas e mal interpretadas, as comunidades de discípulos e discípulas visam, antes de tudo, manter e avivar a imagem de um Jesus que, ressuscitado e divino, demonstra a mais tenaz resiliência, a mais viva resistência, a mais forte persuasão. E têm sucesso. Enquanto os diversos movimentos proféticos e messiânicos da época sucumbem aos golpes da perseguição, isso não acontece com o movimento de Jesus. Os discípulos e demais seguidores, sabem descobrir algo diferente no seu líder, algo que o destaque. Para tanto, eles abandonam a memória histórica em benefício de uma imaginação mitológica, em grande parte fundamentada nos textos das Escrituras Sagradas do judaísmo.

            Determinados setores do movimento, já na primeira geração, passam a demonstrar mais interesse no Senhor ressuscitado que no Jesus histórico e isso repercute-se nos quatro evangelhos, que são pensados e programados no contexto da fé no ‘Cristo’ (denominação criada por Paulo no início dos anos 50). Empreende-se um trabalho intenso de releitura de tradições bíblicas milenares em função da figura de Cristo. Gente letrada, ao juntar-se ao movimento de Jesus, procura nos textos bíblicos, principalmente em salmos e profecias, provérbios, sabedorias e histórias, sinais e previsões da figura de Cristo. O evangelista Marcos, por exemplo, encontra a figura de Jesus nos textos do profeta Daniel, do século V a.C. (como comentarei adiante). Ele vê em Jesus um ‘novo Elias’. Torna-se prática, entre os evangelistas, apresentar os sofrimentos de Jesus à luz de textos do profeta Isaías e daí nascem os impressionantes textos da Paixão. Enfim, já nos primeiros decénios após sua morte, a figura de Jesus é submetida a uma releitura bíblica, num trabalho paciente e insistente, que conseguimos detetar em diversos pontos do primeiro universo cristão: Antioquia da Síria, Macedónia, cidades ribeirinhas da Ásia MenorAlexandriaRoma. O movimento resulta, assim, numa imagem multifacetada de Jesus, posteriormente absorvida numa tradição multissecular.

            O que acabo de descrever é só uma parte da primeira tradição. Os quatro evangelhos canónicos, trabalhos de rememoração e titulação, não são as nossas únicas referências. Na Alemanha, no decorrer do século XX, ‘reconstruiu-se’ o famoso Evangelho Q (de ‘Quelle’, que significa ‘fonte’ em alemão), que já teria circulado por volta dos anos 50 (vinte anos antes do Evangelho de Marcos) e que apresenta 21 “dizeres” de Jesus. Assim, o Evangelho de Marcos perde o seu ‘status’ de primeira fonte histórica e passa a ser entendido como obra teológica e apologética. Efetivamente, o Evangelho de Jesus, que é Cristo e Filho de Deus (Mc 1, 1) repousa sobre uma escassa base propriamente histórica e muita consideração teológica. Jesus passa a ser apresentado como Cristo e Filho de Deus. A tendência, óbvia, é de defesa e encorajamento. Aliás, sabemos (?) que Marcos, que provavelmente escreve em Roma e escreve para imigrantes judeus, nunca esteve (?) na Palestina. As suas referências topográficas mostram que ele só terá conhece os lugares por informações indiretas (?).

            O evangelho de Marcos é um fulgurante sucesso e marca toda a tradição ‘mitológica’ que vem em seguida. Dentro de quinze anos (entre 70 e 85), o seu texto já se lê em Antioquia da Síria (onde, provavelmente, atuam Mateus e Lucas) e, no final do século, já alcança a Ásia Menor, onde inspira o escritor ‘místico’ do quarto evangelho, que passa por ser João apóstolo. Há de se ter em mente, sempre, que os evangelhos de Lucas e Mateus surgem na década de 80, enquanto o evangelho de João só aparece por volta do ano 100.

            Para dizer isto de um outro modo: história e mitologia são duas coisas complementares. Ao lado de um conhecimento histórico, baseado numa frequentemente penosa investigação de eventos passados, existe o conhecimento mitológico, que abre perspetivas que a história é incapaz de alcançar. A mitologia ‘bem pensada’ apresenta uma profundidade de espiritualidade e de vivência que nenhuma investigação historiográfica alcança. Ela abre a porta para uma compreensão profunda da vida humana.

 

Apologia da historiografia

            Guardo uma antiga lição do meu professor de história: a boa historiografia é, antes de tudo, heurística. Trata-se, em primeiro lugar, de apresentar o passado ‘como realmente ocorreu’. Só depois, em segundo lugar, vem a interpretação. A boa heurística é fundamental.

            Se, no meu livro Em busca de Jesus de Nazaré (Paulus, 2016), me limitei, apenas, a descrições de tipo histórico e evitei considerações de tipo mitológico, é porque penso que isso ajuda a clarear as coisas. Por meio de um enfoque histórico, por exemplo, compreendemos que a experiência de Jesus e dos profetas de Israel não constitui a única revelação de Deus. Há múltiplas experiências, no tempo e no espaço, todas marcadas pela fragilidade, precariedade e possibilidade de erro, que caracteriza os empreendimentos humanos. A experiência de Jesus na Galileia não escapa a essa precariedade, nem à possibilidade de erro. Assim, por exemplo, Jesus, pelo que consta no Evangelho de Marcos, pensou que a chegada do Reino de Deus vitorioso fosse iminente: Alguns que estão aqui não morrerão sem ter visto o Reino de Deus chegar com poder (Mc 9, 1). Paulo diz mais ou menos o mesmo: Nós, que ficamos vivos até a vinda do Senhor, não precederemos os mortos (1Ts 4, 15). Hoje, nós já não pensamos o mesmo.

            Desde Heródoto (485-425 aC), os céticos combatem a pretensão cognitiva do mito. Os grandes pensadores da modernidade, como KantSpinozaPascal Shakespeare, são todos céticos. Todos reagem contra o predomínio do mito, em detrimento da lógica.

            Mas, por outro lado, temos de reconhecer que esses pensadores modernos sentem muitas dificuldades em incorporar os potenciais valores do entusiasmo que costuma acompanhar uma narração, pois não valorizam o que se passa no coração do ouvinte. A razão é fria e calculista. Só lida com elementos do passado. Nessa perspetiva, podemos entender que o conhecimento mítico não é passível de avaliação com parâmetros da razão, já que, pelo contrário, ele se desfaz. Como diz Platão, Deus só pode ser conhecido pelo coração, ou seja, pelo conhecimento mitológico, não pela razão. Sabemos, por experiência própria, que os nossos entusiasmos não são racionais, mas, sim, míticos. E eles são o que há de mais humano em nós.

            Por fim, se, ao abordar o tema de Jesus de Nazaré, combinei mitologia e história na minha pesquisa, é porque ambas se completam, trazendo uma compreensão mais profunda e completa da figura de Jesus e da sua influência na história e na espiritualidade humanas. A abordagem histórica ajuda-nos a entender os eventos e as circunstâncias concretas da vida de Jesus na Galileia e o contexto em que ele viveu, enquanto a abordagem mitológica ajuda-nos a compreender as narrativas e o significado simbólico de Jesus como uma figura divina e espiritual.

 

O equilíbrio

            Com a evolução do movimento cristão, os apelos a favor de uma apresentação equilibrada, entre o Jesus da história e o Jesus do mito, começam a aparecer. O primeiro sinal provém do pensador neoplatónico romano Porfírio (234 d.C.- 304 d.C.), que, na sua obra Contra os Cristãos, afirma que os evangelhos não correspondem fielmente à vida histórica de Jesus.

            Mais importante é o que acontece dentro do próprio movimento cristão. O ‘Jesus-pés-no-chão’ tem os seus defensores em Antioquia, na Síria, enquanto o ‘Jesus-elevado-ao-céu’ predomina em Alexandria, no Egito. Há controvérsias e elas são saudáveis, na medida em que estimulam uma reflexão mais profunda acerca de um personagem histórico que, como todo personagem que resiste ao tempo e vence a ação deletéria do esquecimento, toca em temas que interessam à humanidade como um todo, desse modo se torna ‘antropológico’ e resiste ao tempo.

Como entender isso? A antropologia ensina-nos que o ser humano é bipolar: gosta de brincar (homo ludens), sonhar, dançar, cantar e rir; saboreia poesia e arte; é amigo, gratuito, sensível, entusiasmado. Ao mesmo tempo, esse mesmo ser humano é racional (homo sapiens): sabe que precisa trabalhar, planificar, pesquisar, executar, ser técnico, economizar, comercializar, praticar ciências; sabe que precisa de ser sensato e sábio. Complexo e incompleto, provisório e imperfeito, o ser humano é feito de razão e emoção, de cálculo e sonho. A imagem de Jesus, para corresponder ao que somos, no mais íntimo de nosso ser, tem de corresponder a essa bipolaridade. Jesus só pode ser histórico e mitológico ao mesmo tempo.

            A atual redescoberta de Jesus da história não implica, pois, uma rejeição do Jesus do mito. Valorizar um relato histórico da vida de Jesus não implica rejeitar o que escreve Paulo de Tarso quando, apenas 25 anos após a morte do líder, faz uma releitura global do evento Jesus e do seu significado a partir da imagem de Cristo (Messias, Ungido) ressuscitado. É verdade que, após Paulo, se acumulam as titulos de Jesus. Em diversos ambientes, ele se torna ‘Senhor’, ‘Salvador’, ‘Redentor’, ‘Libertador’, ‘Profeta’, ‘Rei’, ‘Filho unigénito de Deus’. Títulos que merecem passar pelo crivo de um pensamento crítico, capaz de ‘distinguir’. Não distinguir é confundir. Enquanto o Jesus da história apresenta lacunas e suscita dúvidas, o Jesus do mito (Jesus CristoJesus SalvadorJesus Profeta) tanto pode enriquecer e aprofundar a nossa compreensão do significado de sua vida, como pode levar ao fundamentalismo.

            A combinação entre história e mito não se sustenta sem uma continuada procura de equilíbrio. Uns, ao limitarem-se a uma visão exclusivamente histórica da figura de Jesus, perdem-se na ‘incredulidade’; outros, ao desprezar a história em benefício do mito, perdem-se no fundamentalismo. Há muita confusão. Repito: a vida humana é, ao mesmo tempo, prosa e poesia, realismo e sonho, elevação espiritual e espírito de observação. A história deprimente da morte terrível de Jesus encontra-se com o glorioso mito da sua ressurreição. Um encontro feliz. Pois, enquanto a história da morte nos mantém com os pés firmes no chão da realidade, o mito da ressurreição introduz-nos num prodigioso imaginário a fortalecer a nossa esperança e a nossa resistência.

 

A quebra do equilíbrio

            A saudável e fértil controvérsia entre Antioquia ‘humanizante’ e Alexandria ‘divinizante’ é bruscamente interrompida por interferência de ‘think tanks’ do Império Romano, no século IV. A história é conhecida: trata-se da chamada ‘reviravolta constantiniana’, que os livros de história da igreja colocam em alto relevo. Os intelectuais do Império, ao verificar a extraordinária vitalidade por que perpassa o movimento cristão, perguntam-se: como aproveitar essa energia para unificar um Império que é feito de tantos povos subjugados, tantas culturas de difícil controle? Como pode o movimento cristão, que se destaca por sua capacidade de aglomeração (fraternidade), colaborar na política da unificação do império? Não há, pois, senão unificar o movimento cristão e, desse modo, fazer dessa unificação um instrumento útil na política imperial. Sim ou não? (Meyendorff, J., Imperial Unity and Christian Divisions (The Church 450- 680 A.D.), St. Vladimir ‘s Seminary Press, Crestwood, NY, 1989). Não há como formatar uma única igreja ‘católica’ (em grego: ‘ekklèsia kat’ holèn gèn’), uma igreja espalhada pela terra inteira? Não será boa ideia ‘imperializar’ o movimento cristão?

            Para este projeto, o arianismo é uma pedra no sapato. Ário é um presbítero da igreja de Alexandria que, divergindo de muitos de seus colegas, segue, ao pé da letra, o Evangelho de João 14, 28, onde Jesus diz explicitamente: o Pai é maior que eu. Ário entende que essa declaração é contrária à imagem de um Jesus sentado à direita do Pai, amplamente divulgada em Alexandria. Ele é, por assim dizer, um antioquenho (Jesus humano) entre alexandrinos (Jesus divino). Acontece que o arianismo se espalha em vastas regiões do Norte, na Europa. Mas, aos olhos dos planificadores da política imperial, o movimento constitui um obstáculo. Um império não conhece fronteiras. Assim, os planos de unificação imperialista do universo romano alinham-se aos anseios de uma unificação do movimento cristão, que habitam uma grande parte dos bispos. Em 325, os bispos são convidados à residência de verão do Imperador, situada em Niceia. Discutem a questão cristológica e acabam, por maioria, proclamando Jesus Filho de Deus, igual ao Pai, num confronto direto com o arianismo.

            Quebra-se o equilíbrio. Surge uma cristologia divinizante, base da unificação do movimento cristão e da criação da igreja ‘católica’.

            Cento e vinte seis anos depois, o Credo de Calcedónia (451) confirma Niceia e o dogma torna-se definitivo. Mas, enquanto os teólogos falam, por longas gerações e com considerável acrobacia, de duas naturezas numa única pessoa, a realidade nua e crua é que, para a imensa maioria dos fiéis, Jesus humano desaparece do mapa e o Jesus divino torna-se o Deus da religião cristã. Será caso para dizer que se “evapora” a humanidade de Jesus.

            Esta evolução está diretamente ligada à lamentável história da ‘caça aos hereges’, que – de certo modo – perdura até nossos dias. Jesus é retirado de Nazaré e senta-se à direita do Pai. Molda-se a cristologia de um Jesus inalcançável, que deixa de ser modelo para a vida e se torna apto a ser adorado. De tanto insistir na transcendência da figura de Jesus, os líderes da época criam uma ortodoxia (em grego orthè doksa, sendo que ‘orthos’ significa ‘reto, vertical, fixo’ e ‘doksa’ significa ‘opinião’. Há incongruência nessa locução, pois um dito grego reza anti doksès alétheia: ‘contra a opinião: a verdade’. Mas a história confirmou a expressão ‘ortodoxia’ e isso é irreversível).

            Assinalei acima que o pouco interesse em ‘Jesus histórico’, demonstrado em importantes setores da primeira tradição de Jesus, principalmente nos evangelhos, é marcado pelo contexto histórico, pois o movimento cristão, nos seus inícios, sofre uma ferrenha perseguição. Nessa conjuntura, uma imagem superlativa da figura Jesus é ‘orgânica’, ou seja, corresponde aos anseios do momento.

            Essa organicidade entre a imagem de Jesus e a vida concreta do povo cristão perde-se. A igreja ‘ortodoxa’ é uma igreja que fecha os olhos (não enxerga o desastre que a nova imagem cria entre os fiéis) e tapa os ouvidos (não ouve vozes discordantes). Só sabe falar. Condena quem com ela não concorda. A lista é longa e atravessa os séculos: a caça aos hereges, a inquisição, o Malleus Maleficarum de 1486-1487 (que resulta na queima de 40 e 50.000 ‘bruxas’ em fogueiras), o Index Librorum Prohibitorum de 1559, o Syllabus Errorum do Papa Pio IX (1864). A igreja vê heresia e erro por todo canto. A inquisição, particularmente, é um inferno: todos têm medo de todos, pois cada qual pode acusar o outro de ‘heresia’. Uma exasperação que dura séculos, muito fora do alcance da compreensão dos fieis, que continuam sem compreender nada. Cria-se um clima insalubre, de ódio e oposição intransponível.

            Quais os efeitos de Calcedónia 451 para a autocompreensão do ser humano? Na medida em que se exalta a divindade de Jesus, se desvaloriza a nossa própria humanidade e a sua capacidade inventiva. Perde-se a compreensão de que, ao chamar Jesus de ‘humano’, não o desqualificamos, mas, pelo contrário, reabilitamos nossa própria humanidade. E, quando dizemos que Jesus é ‘mais que só homem’, dizemos, ao mesmo tempo, que nós, igualmente, somos mais que só pessoas humanas a ‘conviver’ simplesmente com outras. Somos chamados a amar, a viver como irmãos e irmãs.

            A imagem ‘divina’ de Jesus, afirmada em Niceia e confirmada em Calcedónia, atravessa séculos. Só na época moderna, em que as ciências e pesquisas arqueológicas passam a ser gradativamente praticadas e valorizadas, emerge, lentamente, o tema ‘Jesus histórico’. Só em 1863 é que aparece, em França, o livro Vida de Jesus, de Ernest Renan, que dá início ao movimento ‘em busca de Jesus histórico’. Na Alemanha verifica-se, igualmente, um lento despertar, ao longo do século XIX. Na Rússia, Leo Tolstói (1828-1910), depois de ser expulso da Igreja Ortodoxa em 1901, redige a sua ‘Bíblia’, onde se respira um ar inovador. Mas, em geral, o processo é extremamente lento.

À procura do equilíbrio perdido

            Contemplando a evolução do cristianismo, nestes dois mil anos, percebemos que um encontro fértil entre história e mitologia, entre razão e entusiasmo, é uma tarefa difícil. Os autores modernos fustigaram muitas crenças descabidas do passado, que acabaram criando uma imagem distorcida da mitologia. Ao mesmo tempo, nos tempos do colonialismo, era comum desqualificar as religiões praticadas em terras invadidas de ‘mitológicas’, o que conferiu um tom pejorativo ao termo. Esqueceu-se que o ‘mito’ constitui um meio privilegiado de maior conhecimento de nós mesmos e do mundo que nos rodeia. Mais: que ele constitui o caminho comum do conhecimento humano e que o seu principal ponto atrativo está no facto de que ele costuma suscitar paixão e entusiasmo.

            O bom senso ensina-nos a respeitar ambas as aproximações, a histórica e a mitológica, ensina-nos a praticar uma saudável distinção entre um enfoque histórico e um enfoque mitológico da figura de Jesus e, deste modo, a enriquecer a fé por meio de um intercâmbio entre os dois modos.

            Hoje, um desequilíbrio fundamental marca a visão que os fiéis costumam ter a respeito de Jesus da história, que funciona como um ‘Pilatos no Credo’. Certo dia, encontrei uma pessoa que me disse: não podemos imitar Jesus, porque Ele é Deus. Só podemos cair de joelhos e adorá- l’O.

            A procura do equilíbrio perdido entre o Jesus do mito e o Jesus da história é uma tarefa fundamental, nos dias que vivemos. Está na hora de voltar a Jesus de Nazaré. Os tempos estão cada vez mais maduros.

            Hoje já lemos com relativa tranquilidade, embora talvez com alguma estranheza, um eventual relato ‘histórico’ da biografia de Jesus. Um exemplo dum possível texto publicado: “Nascido e crescido numa pequena aldeia da Galileia, no Norte de Israel, o carpinteiro Jesus acabou interpelado por um profeta no Sul do país, João Batista. Deixa a família e a aldeia e vai batizar-se com esse profeta. Depois de se separar dele, Jesus instala-se em Cafarnaum, na Galileia, e aí passa a reunir à sua volta um grupo de discípulos. E, por atos e por palavras, anuncia uma mudança radical na avaliação da situação em que o mundo está: Deus vem mesmo reinar, chegou o Reino de Deus. Após dois ou três anos de atividade intensa e de muitas palavras, Jesus, ao subir a Jerusalém para a festa de Páscoa, entra na Cidade Santa, sentado num burrinho, rodeado por gente da Galileia. É uma provocação. As autoridades entendem o recado: ‘Jerusalém é a nossa Cidade Santa, não é a cidade dos sacerdotes, dos letrados e dos fariseus’. Então,as autoridades decidem executá-lo”.

            Pode ser que este tipo de apresentação da vida de Jesus cause alguma estranheza, mas penso que, hoje, não encontra recusa formal. Abre-se uma porta para uma compreensão da figura de Jesus em maior conformidade com dados históricos.

            O equilíbrio não é fácil. É mais fácil partir para o partidarismo e o exclusivismo. Que o diga o movimento ecuménico que, numa dolorosa caminhada, tenta passar de uma mentalidade exclusivista para uma compreensão inclusivista, para, a partir daí, se abrir a um entendimento pluralista. Com todas as dificuldades e contradições inerentes.

            Convém elogiar uma mitologia cristã bem pensada, capaz de conviver com estudos históricos. Valorizar o senso do sagrado e do mistério e, ao mesmo tempo, não recusar o bom senso histórico. Expressar, de algum modo, o inefável (pela arte, pela poesia, pela contemplação, pela música), enquanto se cultiva o respeito por estudos históricos. Ter consciência da insuficiência da linguagem, enquanto não se desprezam as conquistas de uma linguagem nova e inusitada. Ir para além de fronteiras traçadas por culturas, mentalidades, tempos, povos, países, religiões, sonhar com um mundo que seja uma realização de todos e para todos, e agir no concreto da vida ‘profana’ para realizar esse sonho. Aceitar o facto que o passado passou, inexoravelmente, e que o presente pede um novo modo de pensar. Mudar o foco, de obediência e adoração para uma vida satisfatória para a humanidade universal. Respeitar a historiografia, o melhor antídoto contra o fundamentalismo. Reconhecer em Jesus o rabi galileu da história, e, ao mesmo tempo, acompanhar a fé descomplicada do povo. Não cair na ilusão de considerar que o mito é o contrário à verdade.

            Quem tiver coragem de assumir hoje essa postura equilibrada, tem de saber nadar contra a corrente, pois aparecem correntes contraditórias. Quem se aventura a nadar em águas contrárias, vai ver que há muita contradição na história do cristianismo.

Três dicas

            Como cada leitor que me lê, provavelmente pertence ao grupo seleto de formadores/as de opinião dentro do atual mundo cristão, termino este texto dando três dicas que provêm da minha experiência no campo da história da igreja:

            – Usar o bom senso;

            – Superar o medo;

            – Saber contextualizar.

  1. Usar o bom senso

            Não basta simplesmente ‘voltar ao evangelho’. Há que depurar as narrativas. Jesus andou sobre as águas? Mandou acalmar a tempestade? Aqui, vale recorrer ao bom senso, esse precioso dom da natureza que recebemos ao nascer. Existem livros que procuram distinguir entre o que Jesus ‘disse’ e o que ele ‘não disse’, o que ele ‘fez’ e ‘não fez’, mas acho que nosso bom senso é o melhor guia. A tarefa é delicada e sujeita a erros, mas vale ser empreendida.

            Pessoalmente, prefiro ler os “dizeres” e as Parábolas de Jesus e não me ater demais a muitas narrativas sobre os seus milagres. Li que, apenas vinte anos após a morte do seu líder, missionários cristãos, que andavam pelos desertos do Egito, costumavam costurar, no interior de suas roupas, em tiras de papiros, ditos de Jesus. Para não esquecer. Eis o que se deduz de achados ‘papirológicos’, pois diversas dessas tiras foram encontradas nas areias do deserto.             O Evangelho Q reuniu 21 “dizeres”, e o impressionante é que aí aparece um Jesus extremamente forte e contundente, que diz coisas que estão na contramão do que é comumente recomendado e praticado:

            felizes os pobres (dizer 01);

            amem os vossos inimigos (dizer 02);

            sejam misericordiosos (dizer 03);

            não sejam cegos (dizer 04);

            não sejam hipócritas (dizer 05);

            conheçam a árvore pelo fruto (dizer 06);

            não me chamem ‘mestre, mestre’, sem fazer o que eu digo (dizer 07);

            deixem que os mortos enterrem os mortos (dizer 08);

            envio-vos como cordeiros para o meio de lobos (dizer 09);

            perdoai aos vossos devedores (dizer 10);

            a quem bate, a porta se abre (dizer 11);

            proclamai sobre os telhados o que ouvirem em sussurros (dizer 12);

            não tenhais medo de quem pode matar o corpo, mas não o espírito (dizer 13);

            não acumuleis bens (dizer 14);

            em vez de vos preocupardes com o vestuário e a alimentação, vede se estais em graça com             Deus (dizer 15);

            vendei os vossos bens e dai tudo à caridade (dizer 16);

            o reino de Deus é um grão de mostarda (dizer 17);

            quem se enaltecer será humilhado, quem se humildar será enaltecido (dizer 18);

            convidem para a festa os que encontrarem na rua (dizer 19);

            quem preferir o pai e a mãe não pode aprender de mim (dizer 20);

            deitai fora o sal que já não salga mais (dizer 21).

            Nas páginas 186-190 de meu livro Em busca de Jesus de Nazaré (Paulus, 2026), publiquei esses 21 Ditos.

  1. Superar o medo

            Penso que não falta gente que concorda basicamente com o que eu escrevo aqui. Acontece que a atual igreja católica padece de uma doença de cura difícil, que paralisa muita gente: o medo. Uma doença difícil de ser curada por ser raramente reconhecida como tal. Medos por todos os cantos:

            – Medo de expressar o que se pensa e ser ‘retirado do mapa’;

            – Medo de se distanciar dos/as amigos/as, da família, da comunidade, da igreja;

            – Medo de perder o ‘bom nome’, o prestígio, a segurança, eventualmente mesmo o emprego ou, em casos extremos, a própria vida;

            – Medo de se pronunciar diante de injustiças flagrantes. Refugiar-se no indiferentismo.

            A partir da sua experiência multissecular, a igreja católica fomenta o carreirismo no clero. Nada mais contraditório, para uma pessoa que se propõe difundir a mensagem cristã, proveniente de uma pessoa notoriamente avessa ao carreirismo de sacerdotes e sumos sacerdotes, doutores e fariseus. A ideia de uma ‘carreira eclesiástica’, estimulada por procedimentos inscritos numa longa tradição, é uma doença que paralisa. Quantos talentos perdidos por causa do carreirismo! Pois, não é fácil escolher entre medo e amor. Muito, do assim chamado ‘tradicionalismo’, é, na realidade, uma camuflagem do ‘medo eclesiástico’.

  1. Saber contextualizar

            Desde as primeiras linhas, o presente texto insiste: é importante contextualizar. Declarações cristológicas de um passado longínquo, condicionadas por situações como as acima descritas, continuam a mexer com a fé de inúmeras pessoas ainda hoje, o que evidencia uma falta de contextualização. A sã história ensina-nos que todo o evento se situa num determinado contexto. Quando um contexto muda, a leitura de uma declaração, considerada dogmática há de mudar também (lembro que o termo grego dogma significa ‘opinião’). A história é viva e muda continuamente. Tudo que ela constrói, ela vai desconstruindo com o tempo. Não existe declaração sacrossanta, per omnia saecula saeculorum. A ideia de estruturas eternas é irreal. Há que reconhecer, sempre, a complexidade do vivido. Se eu não sei contextualizar, não consigo entender os anseios das pessoas no meio das quais vivo.