Mensagem de Natal da LOC/MTC Movimento de Trabalhadores Cristãos – Natal 2024

A mensagem do Natal é a mensagem cristã mais inclusiva: ninguém fica de fora. Encontramos o presépio em todos os lugares, desde as fábricas aos escritórios, passando por hospitais, escolas, tribunais, estabelecimentos prisionais e até na casa de ateus! Ninguém fica indiferente à ternura deste Deus menino. O Deus transcendente, cujo nome não se poderia pronunciar (cf. Ex 20,7; Dt 5,11), «fez-se homem», isto é, carne, fragilidade, vulnerabilidade. Desce à tua realidade. Os destinatários deste belo anúncio foram os pastores (Lc 2, 7-12): trabalhadores humildes que durante a noite ganhavam o sustento para as suas famílias. Veio habitar na tua família e no teu trabalho, nos teus grupos, na tua vida e nos teus sonhos e esperanças. Neste Natal queremos que a mensagem seja de alegria, aliás esperança!

Os militantes da LOC/MTC continuam a missão de Jesus: o compromisso na defesa dos direitos dos trabalhadores, a promoção do trabalho digno e a proclamação do reino de Cristo no mundo do trabalho. Porém, reconhecemos os desafios que nos provocam: a realidade da falta de saúde e segurança no trabalho, a precarização do trabalho e dos direitos sociais das famílias, a falta de esperança com que as pessoas jovens olham para o seu futuro laboral, a realidade dos trabalhadores migrantes sem direitos. 

No presépio está uma figura muito especial que nos detém a atenção: aquela mulher protagonista da resposta humana ao projeto de salvação de Deus – Maria! O Novo Testamento enaltece a figura feminina, destacando inclusive uma operária que seria a líder de uma Igreja doméstica em Corinto – Cloé! (Cor 1, 11). Porém, no mundo do trabalho ainda são elas as mais afetadas. Os dados dizem-nos que são a maioria que recebem o salário mínimo nacional, inclusive com ordenados inferiores em média 16% aos dos homens para trabalho igual ou de valor igual, as maiores vítimas de assédio laboral e de doenças profissionais mormente de lesões físicas e problemas de saúde mental, bem como de discriminações múltiplas em função da condição social, deficiência, idade, nacionalidade, religião, orientação sexual ou identidade de género. Não esquecendo que ainda existem tantas vítimas de violência doméstica. São elas também as mais atingidas pela pobreza como idosas e reformadas. E agraciadas pelo dom mais bonito da maternidade, muitas vezes são penalizadas pelo exercício deste cuidado. 

Mais um Natal! Somos convidados a ir além das luzes e das decorações, que são muito bonitas… e a correr, como os pastores, até ao presépio. Deus fez-se pequeno e nós procuramos o grande. Deus nasce para servir e para nos trazer vida digna. Somos convidados a abraçar a pequenez e a causa libertadora do Evangelho. A nossa sociedade é regulada por direitos e deveres (são necessários) e pela lógica da venda e compra. O Natal é uma outra lógica: a lógica da gratuidade, do DOM, da OFERTA. Deus oferece-nos o seu FILHO. Esta é a lógica do Amor: da entrega e da dádiva. Saibamos acolher a prenda que Deus nos deu: o seu Filho. Saibamos oferecer como grande presente a nossa presença.

LOC/MTC

         A Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos, é um movimento especializado da Ação Católica que, pela vivência e pelo testemunho da “novidade” cristã no seio dos trabalhadores, participa na caminhada solidária dos trabalhadores que buscam a justiça e a promoção coletiva.

          A LOC/MTC participa na construção duma igreja viva, sobretudo no mundo do trabalho, pelo anúncio explicito da Boa Notícia de Jesus Cristo, procurando em toda a sua ação descobrir e celebrar o mistério do Jesus Cristo humano e divino, presente no quotidiano e vida dos trabalhadores.

          O método de reflexão é a revisão de vida operária: Ver, Julgar e Agir.

        Com a vivência e o conhecimento das realidades do mundo do trabalho, qualquer que seja a área, procura-se que a reflexão conduza sempre, mas sempre, a um crescimento na Fé, a uma ação transformadora do meio do trabalho, tendo como referências o Evangelho e o Ensinamento da Igreja em matéria social e de direitos humanos.

Na LOC/MTC:

          – Acreditamos no protagonismo e na força transformadora de cada homem e de cada mulher;
          – Afirmamos que o trabalho é a fonte da humanização da pessoa e da sociedade;
          – Incentivamos o compromisso sindical, cultural, social e eclesial;
          – Promovemos um agir consciente, persistente e confiante, que advém da Fé e se materializa no projeto libertador de Deus, trazido pelo Seu Filho Jesus de Nazaré para toda a humanidade.

 

Oração para a “Jornada Mundial do Trabalho Digno” Out 5, 2020

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Senhor,
escuta a nossa oração neste ano de 2020 e nesta jornada pelo trabalho digno!

Tu vês como estamos a viver nesta crise sanitária mundial causada pelo COVID-19!
Durante esta crise temos reconhecido o trabalho do pessoal da saúde e também o de todas as pessoas indispensáveis ao funcionamento da vida social e económica do país… temos rezado e aplaudido o trabalho para garantir a “vida em comunidade” no nosso país.
Desejáramos que o seu trabalho fosse mais bem recompensado, apreciado e digno!

Mas antes desta crise, Senhor,
Tu sabes bem que este trabalho não estava muito reconhecido e que os mesmos enfermeiros, bombeiros, polícias, transportadores, apanhadores de lixo, etc. que pediam melhores salários, melhores condições de trabalho e melhores equipamentos, foram rejeitados, reprimidos, ignorados, em nome do equilíbrio económico!

Tu, Senhor,
Sabes que muitos trabalhadores e trabalhadoras perderam a saúde e, às vezes, inclusive a vida, porque as suas condições de trabalho eram demasiado duras e perigosas.

Assim, Senhor,
faz que esta crise mundial produza algo de novo!
-Que produza algo de novo na nossa vida pessoal, comprometendo-nos a ter novas formas de consumo, novos projetos, cuidando do equilíbrio do planeta e respeitando mais dignamente o trabalho dos outros.

-Que produza algo de novo na nossa vida social para que, nas nossas Equipas de Revisão de Vida, nas nossas associações, nossas cooperativas, saibamos inventar novas formas de trabalho mais respeitosas da saúde e com um salário digno.

-Que produza algo de novo na nossa vida nacional para que os responsáveis políticos, económicos e sindicais… ponham o ser humano como prioridade sobre a economia e assim exerçam a sua responsabilidade com um pouco mais de decência.

-Que produza algo de novo nas nossas relações internacionais e que mudem os sistemas injustos que aprisionam milhões de homens e mulheres na pobreza material, na precaridade da saúde, na exclusão económica, … tantos males que impedem ter uma autêntica vida digna.
-Que produza algo de novo na nossa vida espiritual, para que, através destas provas, possamos compreender melhor até que ponto contas com cada um e cada uma de nós.

Sim, Senhor Deus, ajuda-nos:
A ser homens e mulheres de FÉ, que sempre desejam crer num mundo digno.
A ser homens e mulheres de ESPERANÇA, capazes de imaginar uma vida digna.
A ser homens e mulheres de AMOR, que tomam decisões e levam a cabo ações para que o mundo que construímos seja mais formoso, mais justo, que seja espelho do teu amor, um espelho de ti; um Deus bom, paciente e misericordioso,
um DEUS DIGNO para todos, pelos séculos dos séculos. Ámen.

Padre Bernard ROBERT – Assistente Internacional