Pastoral social: apoiar os centros sociais paroquiais

22 junho, 2021 Diocese-Voz Portucalense

Bispo do Porto dirigiu carta aos presidentes dos centros sociais paroquiais informando do novo rumo do Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio Caritativa e esclarecendo o contributo a desenvolver por este organismo.

Com data de 18 de junho, o bispo do Porto enviou uma carta aos presidentes da Direção dos Centros Sociais Paroquiais informando da instituição do Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio Caritativa. Uma decisão que vinha sendo amadurecida nos últimos tempos com vista a uma “reestruturação” do “funcionamento e objetivos” desta área da pastoral.

Segundo D. Manuel Linda, o Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio Caritativa “prestará especial atenção aos Centros Sociais Paroquiais e organismos similares, pois muitos encontram-se em situação delicada ou difícil” – refere o bispo do Porto sublinhando que os centros sociais paroquiais “constituem uma preocupação acrescida para os Párocos, já tão ocupados com a escassez de clero e contínuo aumento das exigências pastorais”.

Nesta carta o bispo do Porto esclarece que o Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio Caritativa procurará desenvolver “um duplo contributo: geral e específico”.

O contributo geral será “fornecer ajudas” tais como, “informações de «programas» e concursos que podem interessar aos Centros; alertas sobre legislação; incentivo à partilha de recursos humanos e técnicos; informações sobre equipamentos existentes ou não numa determinada zona; oferta formativa, etc” – escreve D. Manuel Linda.

“Quanto ao aspeto específico de apoio a Centros concretos, evidentemente, o seu contributo será sempre e só de auxílio e ajuda a pedido das Direções, quando estas o julgarem conveniente” – esclarece.

O bispo do Porto informa ainda na sua carta que este Secretariado está “constituído por «técnicos» capacitados nos vários domínios que mais interessam a este âmbito da nossa caridade institucionalizada” – frisa.

Acrescenta ainda na sua carta que este Secretariado “se coloca à disposição” para dar “apoio” e “aconselhamento”. E terá também a preocupação da “formação e incentivo de todas as formas de caridade” – pode-se ler na carta.

O bispo do Porto conclui a sua carta agradecendo a cada presidente de direção dos centros sociais paroquiais “os inenarráveis esforços, canseiras, preocupações que esta forma de caridade cristã lhe gera todos os dias, ainda bem mais acrescidos com a situação de pandemia”.

“Parabéns e bem-haja!” – escreve D. Manuel Linda.

………………………………………………

Secretariado da Pastoral Sócio-Caritativa

Nova direção é presidida pelo padre Manuel Fernando Soares da Silva

O bispo do Porto publicou com a data de 28 de maio as nomeações para o Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio Caritativa. No preâmbulo da nomeação assinada pelo bispo do Porto e publicada na edição de Voz Portucalense de 2 de junho passado, pode-se ler que “nesta Diocese do Porto, inúmeros fiéis fazem da caridade um núcleo indissociável da sua fé e dão corpo às diversas expressões nas quais se manifesta a misericórdia de Jesus para com as situações em que a vida está ameaçada. Importa o seu incentivo e coordenação para melhorar e rentabilizar o notável esforço de suprir as carências, minimizar os sofrimentos dos mais fracos e contribuir para a construção de um mundo melhor e mais solidário” – escreve D. Manuel Linda.

O bispo do Porto refere que decidiu “reestruturar o Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio Caritativa” com o objetivo da “coordenação da dimensão sócio caritativa diocesana”. Uma reestruturação também “para apoio às estruturas assistenciais, mormente para análise da realidade, aconselhamento e outra ajuda técnica, consultadoria e partilha de informação”.

Para a nova direção são estes os nomeados “em regime experimental, pelo prazo de três anos”:

Pe. Manuel Fernando Soares da Silva (Presidente)
Drª Maria José Miranda
Dr. Vítor Gonçalo