Direitos Paroquiais 2021

É costume nos meses de outubro, novembro ou dezembro de cada ano, cada família entregar ao Pároco uma partilha para o seu sustento. Há terras em que se chama a essa partilha “Primícias”, nome relacionado com a entrega dos primeiros frutos colhidos no “São Miguel”; outras chamam-lhe “Côngrua”, nome relacionado com a côngrua {digna, suficiente, justa} sustentação do Pároco;

Em Vilar de Andorinho o nome usado, é “Direitos Paroquiais”, nome que salienta ser um “direito” do Pároco, receber uma contribuição de cada família para o seu sustento. Ultimamente também se usa o termo “Contributo Paroquial”. O termo “Contributo” salienta mais a necessidade de todos participarem com a sua partilha para algo que é da responsabilidade de todos e diminui a ideia, para alguns odiosa, de obrigatoriedade.

Em 1968, a Conferência Episcopal Portuguesa {CEP}, isto é, o conjunto de todos os Bispos de Portugal, depois de uma análise rápida à situação económica das Paróquias nas Dioceses portuguesas, sugeriram que, para uma digna sustentação dos Párocos, bastaria que cada família contribuísse com o salário de um dia por ano. Foi apenas uma sugestão para servir de ponto de partida para cada família avaliar, em consciência, o que deve partilhar. Muitos não o podem fazer: contribuem com o que puderem.

Se a maioria das famílias desta Paróquia fizesse assim, o resultado obtido chegaria não só para o sustento do Pároco, mas também para o pagamento do consumo de eletricidade, água, telefone, obras de manutenção, catequese e demais atividades. Além dos ofertórios das missas e de outras ofertas ou aquando da celebração de algum matrimónio, batismo ou funeral, há a parte que deve ser assumida por todos os Paroquianos.

Salientamos que este texto pretende apenas ajudar à reflexão dos Paroquianos sobre o assunto, deixando sempre à consciência de cada um o quantitativo da sua contribuição.

Face ao atrás descrito, vão os membros do Conselho Económico de Vilar de Andorinho, ainda durante este mês de outubro, entregar os envelopes às famílias que nos 3 últimos anos quiseram contribuir. Depois passarão a recolher as vossas ofertas. Certamente que há novas famílias a querer contribuir e outras que não o tendo feito nos anos anteriores o queiram (re)começar a fazer.

Para todos os outros que nunca contribuíram, fica o convite de partilharem um dia do seu trabalho, ou aquilo que possam, para que todos os serviços de proclamação/ manifestação da nossa Fé tenham a dignidade que merecem. Dirijam-se à Secretaria Paroquial. O recebimento deste contributo, tem início no dia 01 de outubro e termina no dia 20 do mês de dezembro.

Consultem toda a informação/formação da paróquia de Vilar de Andorinho em:

www.paroquiavilarandorinho.pt

ou em Facebook