Bispo do Porto: “só Jesus é caminho, verdade e vida”

D. Manuel Linda pediu a cerca de três mil jovens para falarem aos colegas sobre a JMJ 2023. Sublinhou a importância da visita a “Nossa Senhora” no Santuário do Monte da Virgem que deseja possa ser “o maior pulmão espiritual da diocese do Porto”.

Caminharam desde o Terreiro da Sé no Porto até ao Monte da Virgem em Gaia. Atravessando a ponte Luís I, no coração levavam confiança, na atitude a energia de fazer encontro numa iniciativa organizada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude (SDPJ).

Foram cerca de três mil os jovens que celebraram a fé, no sábado 20 de novembro, numa peregrinação ao Santuário do Monte da Virgem por ocasião do Dia Mundial da Juventude que se assinalou no domingo da Solenidade de Cristo-Rei. Aguardava-os um ambiente muito animado de confraternização, onde não faltava o espaço para o sacramento da reconciliação. Presentes muitos sacerdotes que acolheram os jovens. Na Missa presidida pelo bispo do Porto, a animação litúrgica esteve a cargo do Coro infantil do Menino Jesus de Gulpilhares.

Na sua homilia, D. Manuel Linda, disse aos jovens que “só Jesus é caminho, verdade e vida”. Pediu-lhes para transmitirem esta notícia aos colegas e assim convidarem-nos para a Jornada Mundial da Juventude de 2023. “Falai aos jovens sobre a JMJ e dizei que o bispo conta a presença de todos” – declarou.

O bispo do Porto sublinhou a importância da visita a “Nossa Senhora” naquele Santuário. Ali sente-se “a sua presença” de “mãe” – frisou. E depois desta subida ao Monte da Virgem, em peregrinação espiritual, existe o “voltarmos a descer à cidade” com a “mensagem” de que “Deus nos ama” e “quer o bem de todos” – sublinhou D. Manuel Linda.

Na conclusão da sua homilia, o bispo do Porto revelou o seu desejo de que o Santuário Diocesano do Monte da Virgem seja “o maior pulmão espiritual da diocese do Porto”.

Após o almoço partilhado decorreu um concerto musical com o grupo brasileiro Missão Caris.

Na organização desta atividade o SDPJ assinala e agradece a colaboração da Câmara Municipal de Gaia por todo o apoio concedido e do Instituto de Preservação da Natureza pelas 1100 árvores oferecidas e que foram entregues aos jovens para serem plantadas, dando concretização ao espírito ecológico da caminhada daquele dia.

A paróquia do Divino Salvador de Vilar de Andorinho fez-se representar nestas Jornadas Diocesanas (Porto) da Juventude no ano de 2021 e no quadro da XXXIV Jornada Mundial da Juventude. Fica a foto de 4 elementos do seu grupo de Jovens, uma memória para a posteridade.