A Paróquia participa na Assembleia Diocesana Pré-sinodal

Aconteceu no passado sábado, dia 14 de Maio, pelas 15h na Casa de Vilar a Assembleia Diocesana Présinodal.

Presidiu o nosso Bispo Manuel Linda, com a presença do coordenador diocesano Cónego Joaquim Santos e do Diácono Francisco Bártolo.

Estiveram presentes aproximadamente 250 pessoas, representando as diversas comissões sinodais, de paróquias, organismos e movimentos da diocese.
Não foram ainda apresentados os resultados do trabalho de síntese da Comissão mas apenas uma avaliação quantitativa das respostas recebidas.

Nesse âmbito, foram apresentados os seguintes dados:
– respostas de paróquias, instituições e movimentos: 181
– maiores concentrações: Porto, Paredes, Gaia
– respostas indivividuais: 517
– por sexo: mais mulheres que homens mas com uma diferença não demasiado relevante – à volta de 10%;
– por idades: equilibrio entre até 10/20 anos, 30/40, 40/60 e 60/75. Quebras entre 20/30 e baixo número de respostas acima de 75 anos

Seguiu-se um tempo de partilha de experiências, com intervenção livre de diversos elementos de paróquias, irmandades, movimentos e organismos, que além de apresentarem o método seguido na consulta, abordaram também o possível e necessário seguimento da informação recolhida.

A Assembleia terminou com a intervenção do nosso Bispo, que numa breve intervenção, manifestou a sua satisfação pelo trabalho desenvolvido, em particular, pela variedade e riqueza dos testemunhos apresentados e sugeriu a cada um dos participantes neste processo a reflexão “E eu o que devo mudar para ajudar a igreja?”

Informação mais completa pode ser consultada no site da nossa diocese no link abaixo: