Os símbolos das JMJ Lisboa estiveram em Vilar de Andorinho – 05.10.2022

Eram 18h15m e os símbolos das JMJ Lisboa 2023 chegavam às proximidades da Igreja Matriz de Vilar de Andorinho, vindos da paróquia de Oliveira do Douro e transportados por uma viatura dos BVAvintes,

8 + 4 jovens de Vilar de Andorinho transportaram, até ao interior da Igreja Paroquial, a Cruz de 3,8 metros e o ícone de Nª Senhora, num percurso de cerca de 100 metros e em procissão. Cerca de uma centena de paroquianos incorporaram-se na procissão.

O hino das JMJ Lisboa 2023 acompanhavam a procissão:

Já no interior da Matriz, a Cruz e o ícone de Nª Senhora foram colocados em lugar de destaque.

Feito o acolhimento pelo pároco Padre Albino Reis, foi dado espaço a uma pequena Liturgia da Palavra com 2 textos escolhidos a propósito e que se deixam abaixo

Houve depois lugar para um espaço de leitura de extratos da Mensagem do Papa Francisco escrita especialmente para as JMJ Lisboa 2023 e por parte de alguns dos jovens presentes. Houve, assim, oportunidade de recordar apelos e reflexões muito a propósito do momento que se estava a viver.

Ainda antes de um espaço de silêncio para meditação do momento histórico que a paróquia de Vilar de Andorinho estava a viver, usou da palavra o padre Jorge Nunes, coordenador do Comité Organizador Diocesano (COD) do Porto para a JMJ Lisboa 2023. Foi um momento de apelo aos jovens para o simbolismo e a importância das JMJ e para um apelo à paróquia para o acolhimento aos jovens do mundo que nos visitarão na semana anterior  – última de julho de 2023 – às JMJ em Lisboa, na 1ª semana de agosto de 2023. “Vamos receber bem, mesmo que não saibamos a língua em que se expressam esses jovens”.

E já se tinham passado 75 minutos.

Em uníssono, os jovens e os menos jovens, cantaram o hino das Jornadas Mundiais da Juventude – JMJ Lisboa 2023.

Era tempo de “passar o testemunho”.

Em caravana, Vilar de Andorinho entregou os símbolos das JMJ Lisboa 2023 à paróquia de Mafamude.

Leituras em Vilar de Andorinho (PDF)