10 Anos do Papa Francisco: 2013-2023
Alguns dos principais acontecimentos dos dez anos com o papa Francisco.
I – 2013
13 de março: Jorge Mario Bergoglio é eleito papa. «Parece que os meus irmãos cardeais foram busca-lo quase ao fim do mundo», disse na sua primeira saudação desde a varanda.
17 de março: Primeira oração do Angelus, diante de 150 mil pessoas. Escreve a primeira mensagem na rede social Twitter: «Queridos amigos, de coração vos agradeço e peço para continuardes a rezar por mim».
19 de março: Missa de inauguração do pontificado. Participam na celebração delegações de 132 países e o patriarca de Constantinopla, o que não sucedia desde o cisma do Oriente.
23 de março: Visita a Bento XVI, em Castel Gandolfo. Rezam na capela da Virgem de Częstochowa. «Somos irmãos», diz Francisco
28 de março: Quinta-feira Santa. Celebra a missa no centro de menores Casal del Marmo. Lava, seca e beija os pés a doze reclusos, entre eles duas mulheres, uma muçulmana.
12 de maio: Canonização dos 815 mártires de Otranto (Itália). Francisco é o papa que proclamou mais santos na história da Igreja.
26 de maio: Na sua primeira visita pastoral vai a uma igreja das periferias de Roma para dar a comunhão a crianças. Fala da máfia, raiz da beatificação de Puglisi.
24 de junho: Cria uma comissão para investigar o Instituto para as Obras de Religião, alegadamente envolvido em casos de corrupção.
5 de julho: Dá-se a conhecer a sua primeira encíclica, “Lumen fidei”, assinada em 29 de junho de 2013 e escrita, em parte, por Bento XVI.
8 de julho: Realiza a sua primeira viagem dentro de Itália à ilha de Lampedusa para reunir-se com os migrantes que arriscaram a vida no mar Mediterrâneo.
De 22 a 28 de julho: Participa na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro; é a primeira viagem apostólica ao estrangeiro.
24 de novembro: Publica-se a exortação apostólica “Evangelii gaudium”, sobre a evangelização, após o encerramento do Ano da Fé.
5 de dezembro: Francisco anuncia uma Comissão para a Proteção de Menores com o objetivo de prevenir casos de pederastia dentro da Igreja
II – 2014
22 de fevereiro: Proclama os primeiros 19 cardeais do pontificado, de doze países.
24 de fevereiro: Cria a Secretaria de Assuntos Económicos para gerir as atividades económicas e administrativas da Santa Sé.
27 de abril: Canoniza S. João Paulo II e S. João XXIII.
24 a 26 de maio: Peregrinação à Terra Santa.
8 de junho: É anfitrião no encontro de oração pela paz no Médio Oriente com o presidente de Israel, Shimon Peres e o palestino Mahmud Abás.
13 a 18 de agosto: Viagem apostólica à República da Coreia, por ocasião da 6.ª Jornada da Juventude Asiástica
21 de Setembro: Viagem apostólica a Tirana, Albânia.
Outubro: Delegações dos EUA e Cuba negoceiam em segredo no Vaticano a superação de um conflito bilateral com mais de 50 anos.
De 5 a 19 de outubro: Realiza-se a terceira Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, sobre os desafios pastorais da família no contexto da evangelização.
19 de outubro: Beatificação de Paulo VI, o papa que concluiu o Concílio Vaticano II e que recuperou a tradição de realizar sínodos.
25 de novembro: Discurso na sede do Parlamento Europeu, em Estrasburgo; pede para que não se tolere «que o Mediterrâneo se converta num grande cemitério».
28 a 30 de novembro: Viagem apostólica à Turquia.
30 de novembro: Dá início ao Ano da Vida Consagrada, que termina a 2 de fevereiro de 2016.
III – 2015
18 de janeiro: Durante a visita às Filipinas, celebra-se uma das missas mais participadas de sempre; diz a seis milhões de filipinos que são os «evangelizadores da Ásia».
24 de março: Assina a encíclica “Laudato si’”, dedicada ao cuidado da casa comum e à conservação do meio ambiente.
6 de junho: Viagem apostólica a Sarajevo, Bósnia-Herzegóvina
5 a 13 de julho: Viagem apostólica ao Equador, Bolívia e Paraguai.
19 a 28 de setembro: Viagem apostólica a Cuba e EUA; visita à sede da ONU.
25 a 30 de novembro: Viagem apostólica ao Quénia, Uganda e República Centro-Africana.
8 de dezembro: Proclama o Ano da Misericórdia, antecipando-o dias antes com a abertura da porta santa na catedral de Bangui, na República Centro-Africana.
IV – 2016
12 de fevereiro: A caminho do México, faz escala no aeroporto de Havana para reunir-se com o patriarca ortodoxo Cirilo e assinar uma declaração conjunta.
16 de abril: Visita apostólica a Lesbos, Grécia.
24 a 26 de junho: Viagem apostólica à Arménia.
27 a 31 de julho: Viagem apostólica à Polónia, por ocasião da 31.ª Jornada Mundial da Juventude.
4 de setembro: Canoniza Santa Teresa de Calcutá, no contexto do Ano da Misericórdia.
30 de setembro a 2 de outubro: Viagem apostólica à Geórgia e Azerbeijão.
31 de outubro: Durante a visita à Suécia, por ocasião dos 500 anos da reforma luterana, celebra o meio século de diálogo entre católicos e luteranos.
V – 2017
28 a 29 de abril: Viagem apostólica ao Egito.
13 de maio: Exatamente 100 anos após a primeira aparição da Virgem de Fátima, o papa, na sua viagem ao santuário, declara santos Francisco e Jacinta.
6 a 11 de setembro: Viagem apostólica à Colômbia.
19 de novembro: Celebra-se o primeiro Dia Mundial dos Pobres, convocado por Francisco.
26 de novembro a 2 de dezembro: Viagem apostólica a Myanmar e Bangladesh.
VI – 2018
15 a 22 de janeiro: Viagem apostólica ao Chile e Peru.
18 a 23 de fevereiro: Retiro de Quaresma do papa e da Cúria orientado pelo padre português José Tolentino Mendonça.
19 de março: Assina “Gaudete et exsultate”, sobre o chamamento à santidade.
21 de abril: Pela primeira vez nomeia três leigos como consultores da Congregação para a Doutrina da Fé; os três são mulheres.
21 de junho: Peregrinação ecuménica a Genebra.
2 de agosto: Ordena a revisão do Catecismo para descrever a pena de morte como moralmente inadmissível e afirma que a Igreja trabalha «com determinação pela sua abolição».
25 a 26 de agosto: Viagem apostólica à Irlanda por ocasião do Encontro Mundial das Famílias.
22 de setembro: Acordo entre a Santa Sé e a a China, assinado em Pequim, relativo à nomeação de bispos; foi renovado duas vezes.
22 a 25 de setembro: Viagem apostólica à Lituânia, Letónia e Estónia.
14 de outubro: Canonização de S. Paulo VI, S. Óscar Romero e mais quatro santos.
VII – 2019
23 a 28 de janeiro: Viagem apostólica ao Panamá, por ocasião da 34.ª Jornada Mundial da Juventude. Anúncio de Lisboa como cidade da próxima Jornada da Juventude a nível mundial.
4 de fevereiro: Durante a viagem aos Emirados Árabes Unidos, assina com Al Tayeb, grande imã de Al-Azhar, o “Documento sobre a Fraternidade Humana”, durante um encontro inter-religioso em Abu Dabi.
21 a 24 de fevereiro: Convoca uma cimeira mundial sobre proteção e abusos a menores, que reúne em Roma cerca de 200 líderes eclesiásticos.
25 de março: Assina em Loreto a exortação “Christus vivit”, sobre os jovens e o discernimento vocacional.
30 a 31 de março: Viagem apostólica a Marrocos.
10-11 de abril: Ao encerrar um retiro espiritual para os líderes do Sudão do Sul, Francisco beija-lhes os pés e encoraja-os a procurar o que os une. Em janeiro estabelece-se um cessar-fogo.
5 a 7 de maio: Viagem apostólica à Bulgária e Macedónia do Norte.
7 de maio: No documento “Vos estis luz mundi” determina novas normas quanto aos abusos; os sacerdotes devem denunciar os casos que conheçam.
31 de maio a 2 de junho: Viagem apostólica à Roménia.
4 a 10 de setembro: Viagem apostólica a Moçambique, Madagáscar e Maurícia.
5 de outubro: Nomeia cardeal D. José Tolentino Mendonça, arcebispo desde 26 de junho de 2018
19 a 26 de novembro: Viagem apostólica à Tailândia e Japão.
VIII – 2020
2 de fevereiro: Assina a exortação apostólica “Querida Amazónia”.
20 de março: Pede ao Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral que crie comissão dedicada ao COVID-19, para refletir sobre os desafios da pandemia.
27 de março: Momento extraordinário de oração no contexto da pandemia; abençoa Roma e todo o mundo com o Santíssimo Sacramento.
3 de outubro: Assina a encíclica “Fratelli tutti” no túmulo de S. Francisco de Assis, nas vésperas da sua evocação lirúrgica, como memorial do santo que a inspirou.
19 a 21 de novembro: Dois mil economistas e empresários jovens participam no primeiro encontro “Economia de Francisco”.
8 de dezembro: Abre o ano de S. José, no 150.º aniversário da sua declaração como padroeiro da Igreja universal, com a carta apostólica “Patris corde”.
IX – 2021
5 a 8 de março: Viagem apostólica ao Iraque.
4 de julho: Submete-se a uma cirurgia programada para remoção de parte do cólon; fica internado até dia 14.
25 de julho: No primeiro Dia Mundial dos Avós e Idosos pede uma «nova aliança» entre eles e os jovens.
12 a 15 de setembro: Viagem apostólica a Budapeste, Hungria, por ocasião da missa conclusiva do 52.º Congresso Eucarístico Internacional, e à Eslováquia.
10 de outubro: Com um momento de reflexão e missa começa o processo sinodal com o lema “Por uma Igreja sinodal: comunicação, participação e missão”.
2 a 6 de dezembro: Viagem apostólica ao Chipre e Grécia.
X – 2022
25 de fevereiro: Um dia após a invasão russa da Ucrânia, dirige-se à embaixada russa para expressar a sua preocupação.
19 de março: Começa o seu décimo ano de pontificado com a assinatura da constituição apostólica “Praedicate Evangelium”, na qual estabelece a reforma da Cúria.
2 a 3 de abril: Viagem apostólica a Malta.
24 a 30 de julho: Viagem apostólica ao Canadá.
13 a 15 de setembro: Viagem apostólica ao Cazaquistão.
3 a 6 de novembro: Viagem apostólica ao Bahrein.
8 de dezembro: A guerra na Ucrânia «é uma grande dor, uma derrota para a humanidade», diz, depois de chorar durante a oferenda à Imaculada Conceição.
XI – 2023
5 de janeiro: Preside às exéquias do papa emérito Bento XVI; centra a homilia na sua entrega como pastor.
31 de janeiro a 5 de fevereiro: Viagem apostólica à República Democrática do Congo e Sudão do Sul.
A partir de texto de Alfa y Omega
Edição e trad.: Rui Jorge Martins
Publicado em 14.03.2023